Ten Fernandes e o Prefeito José Eustáquio Rodrigues.

O prefeito municipal, José Eustáquio Rodrigues Alves, solicitou à Organização das Nações Unidas (ONU) a vinculação do município ao Programa “Construindo cidades mais resilientes: minha cidade está se preparando”, com o intuito de conseguir reduzir o risco de desastres decorrentes de ameaças naturais e/ou provocadas pela ação humana. A proposta havia sido apresentada, em reunião, com o comandante da 4ª Cia Independente do Corpo de Bombeiros e o coordenador da Defesa Civil em Patos de Minas, Tenente Fernandes.

O Programa possui um guia de orientação que auxilia os gestores públicos locais em suas políticas, tomadas de decisão e implantação de atividades relacionadas à redução de riscos ocasionados por enchentes, escorregamentos, tempestades, terremotos e outros, com o objetivo de aumentar a conscientização a respeito do assunto, encorajar governos a investir em atividades de redução de desastres e criar uma infraestrutura mais resistente nas cidades.

O contato foi realizado com o representante especial do secretário-geral das Nações Unidas, Robert Glasser, através de Ofício, em que ficou nomeado o 2º Tenente do Corpo de Bombeiros e coordenador municipal de Defesa Civil, João Fernandes Caixeta, o ponto focal da campanha.

No documento de solicitação é visível o total interesse do município na implantação de políticas públicas para reduzir os riscos de desastres, deixando a cidade mais segura e resistente a possíveis tragédias. A Defesa Civil será o órgão de coordenação e estará integrado aos demais órgãos setoriais de apoio ao sistema municipal de Defesa Civil.

Sobre o programa

O “Construindo cidades mais resilientes: minha cidade está se preparando” pertence ao escritório das Nações Unidas para a redução do risco de desastres (Unisdr) e propõe aos gestores um guia com um plano estratégico que abrange 10 passos a serem tomados: atribuir responsabilidades, planejar o financiamento, conhecer o risco, melhorar a infraestrutura, proteger escolas e hospitais, usar bem o solo, capacitar a comunidade, fortalecer os ecossistemas, conhecer os sistemas de alerta e recuperar a cidade.

Fonte: Ascom Prefeitura Municipal de Patos de Minas