349669 2216 Ok
Publicado em 09/03/2017
Compartilhe:

Município adere Programa “Construindo cidades mais resilientes: minha cidade está se preparando"

O Programa orienta os gestores, através de um guia, para tomada de decisão e implantação de atividades relacionadas à redução de riscos de desastres.

Ten Fernandes e o Prefeito José Eustáquio Rodrigues.

O prefeito municipal, José Eustáquio Rodrigues Alves, solicitou à Organização das Nações Unidas (ONU) a vinculação do município ao Programa “Construindo cidades mais resilientes: minha cidade está se preparando”, com o intuito de conseguir reduzir o risco de desastres decorrentes de ameaças naturais e/ou provocadas pela ação humana. A proposta havia sido apresentada, em reunião, com o comandante da 4ª Cia Independente do Corpo de Bombeiros e o coordenador da Defesa Civil em Patos de Minas, Tenente Fernandes.

O Programa possui um guia de orientação que auxilia os gestores públicos locais em suas políticas, tomadas de decisão e implantação de atividades relacionadas à redução de riscos ocasionados por enchentes, escorregamentos, tempestades, terremotos e outros, com o objetivo de aumentar a conscientização a respeito do assunto, encorajar governos a investir em atividades de redução de desastres e criar uma infraestrutura mais resistente nas cidades.

O contato foi realizado com o representante especial do secretário-geral das Nações Unidas, Robert Glasser, através de Ofício, em que ficou nomeado o 2º Tenente do Corpo de Bombeiros e coordenador municipal de Defesa Civil, João Fernandes Caixeta, o ponto focal da campanha.

No documento de solicitação é visível o total interesse do município na implantação de políticas públicas para reduzir os riscos de desastres, deixando a cidade mais segura e resistente a possíveis tragédias. A Defesa Civil será o órgão de coordenação e estará integrado aos demais órgãos setoriais de apoio ao sistema municipal de Defesa Civil.

Sobre o programa

O “Construindo cidades mais resilientes: minha cidade está se preparando” pertence ao escritório das Nações Unidas para a redução do risco de desastres (Unisdr) e propõe aos gestores um guia com um plano estratégico que abrange 10 passos a serem tomados: atribuir responsabilidades, planejar o financiamento, conhecer o risco, melhorar a infraestrutura, proteger escolas e hospitais, usar bem o solo, capacitar a comunidade, fortalecer os ecossistemas, conhecer os sistemas de alerta e recuperar a cidade.

Fonte: Ascom Prefeitura Municipal de Patos de Minas

Clínica Impar - Início: 21-08-17
Postado em 09/03/2017
Compartilhe:

4 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Célia | 8 meses, 2 semanas atrás

    DEPOIS QUE O SAMU ESTÁ JUNTO COM OS BOMBEIROS MELHOROU MUITO MESMO. PARABÉNS

    2 0 Responder

  • SEO PREFEITO ... | 8 meses, 2 semanas atrás

    Carece o sinhô precurá coisa cum gente di fora não. É só óiá as rua, as praça, as avinida, as UPA, os SAMU, as Iscolas, (as iscolas mesmo pq as Escolas tão ganhando bem, graças a num sei quem;). Si o sinhó vai precurá com a ONU já vi q vai sobrá é: Ó NU nosso ... :angry: :angry: :cold_sweat:

    5 2 Responder

  • Perito | 8 meses, 2 semanas atrás

    Pra começar a ter mais segurança na cidade é consertar os buracos nas ruas pra evitar acidentes. Depois, melhorar o trânsito com um engenheiro de tráfego para evitar congestionamentos em horários específicos. Só isso já aumentaria muito a segurança da população.

    6 0 Responder

    Patureba em Uberlândia - 8 meses, 2 semanas atrás

    Só se for perito em falar besteira! Difícil demais, viu?

    0 3

  • Otávio | 8 meses, 2 semanas atrás

    Defesa Civil atuante. Parabéns ao Prefeito José Eustáquio e ao Ten Fernandes do corpo de bombeiros.

    3 6 Responder

  • Patense | 8 meses, 2 semanas atrás

    VISÃO DE FUTURO PARA A CIDADE AGORA COM A ONU E A DEFESA CIVIL COM O CORPO DE BOMBEIROS DE PATOS DE MINAS. A CIDADE SÓ TEM A GANHAR.

    2 4 Responder

  • pedro | 8 meses, 2 semanas atrás

    Boa tarde, parece que o prefeito José Eustáquio estar querendo fazer diferente, querendo ve a cidade crescer respeitando alguma. hehehe

    1 4 Responder