São Gotardo terá uma mulher no comando da Prefeitura a partir de 2021. Denise Abadia Pereira Oliveira, a Professora Denise, foi eleita com mais de 52% dos votos e vai administrar o município de cerca de 36 mil habitantes pelos próximos quatro anos. Em entrevista ao Patos Hoje, a nova prefeita agradeceu ao povo de São Gotardo que, segundo ela, se mostrou generoso com as diferenças nesta eleição.

Aos 47 anos, Denise se orgulha em dizer que foi empregada doméstica durante 10 anos e que há 27 anos atua como professora na rede municipal e no ensino superior. Com a vida marcada por desafios, a educadora decidiu encarar mais um e aceitou o convite para se candidatar a prefeita de São Gotardo. “Eu nunca havia entrado em um comitê” confessou ela. “Mas como tudo na vida a gente tem que experimentar para aprender, para evoluir como ser humano, aceitei o convite e deu certo, hoje eu sou a prefeito de São Gotardo”, completou.

Embora tenha vencido a eleição com mais de 52% dos votos, a campanha não foi tão tranquila. Vítima de injúria racial na internet, sendo inclusive chamada de escrava, a professora teve que ir à Justiça, mas não desanimou. “Isso me deu força para continuar. Isso me deu força para acreditar que em São Gotardo nós temos que investir cada vez mais em educação, porque é na sala de aula que a criança vive as diferenças”, destacou.

A nova prefeita de São Gotardo disse que vai trabalhar por mais educação, saúde, esporte, lazer, cultura, segurança que ela reconheceu ser um problema, e também por um comércio fortalecido e o agronegócio atuante no município.

São Gotardo tem a economia baseada no agronegócio, que cresceu muito com a chegada dos imigrantes japonses na década de 70. Mais tarde, nos anos 90, vieram também os trabalhadores do Norte de Minas e do Nordeste do país. “Eu tenho muito a agradecer. Agradecer a Deus por esta oportunidade e agradecer ao povo de São Gotardo. Como eu cheguei na prefeitura, eu tenho certeza que a população superou muitos preconceitos, de eleger uma mulher, uma mulher negra... mas o povo se mostrou muito generoso com as diferenças”, disse ela. “Que eu possa horar cada voto que é forma de mostrar a minha gratidão para com a população de São Gotardo”, finalizou.