Familiares e amigos se reuniram para comemorar o aniversário de 105 anos da dona Silvia.

O mês de agosto é de festa para a numerosa família da dona Silvia Maria Ferreira. Nascida em 1911, a mais antiga moradora de Patos de Minas acaba de completar 105 anos de vida. Parentes e amigos não se cansam de parabenizar a mulher que dedicou a vida para cuidar da família.

Ela é a matriarca de uma família que reúne 125 pessoas de cinco gerações. A maioria continua morando em Patos de Minas, como a dona Silvia na Vila Garcia, mas tem gente da família em diferentes partes do país. O filho mais velho já está com 80 anos. O mais recente integrante da família é um bebê de apenas nove meses.

No final de semana, familiares e amigos se reuniram para comemorar o aniversário de 105 anos da dona Silvia. Foi uma festança, com direito a bolo de aniversário e muitos doces. A aniversariante se divertiu a valer e pôde aproveitar a reunião de boa parte dos familiares, o que nem sempre é possível.

Com 105 anos e ainda bastante lúcida, a dona Silvia tem muita história para contar. Desde as dificuldades da roça até a restrição do namoro. A Dona Silvia conta que o marido vaqueiro chegou a ter que se esconder no mato. Ele havia sido convocado para a 2ª Guerra Mundial e fugiu quando já estava dentro do caminhão. A fuga aconteceu porque o marido não queria ficar longe da Dona Silvia. A guerra poderia ter mudado toda essa bela história. Do matrimônio nasceu uma grande família. São 12 filhos, 35 netos, 59 bisnetos e 19 trinetos.

A mulher mais velha que se tem notícia em Patos de Minas, dona Silvia é motivo de orgulho para os familiares e todos os patenses. Os cabelos totalmente brancos, os problemas de audição e uma catarata que insiste em atrapalhar a visão não são empecilho para uma expectativa de mais uns bons anos de vida.

Autor: Maurício Rocha