Professores estão reunindo com vereadores e uma comissão foi formada para negociar com o Prefeito.

Professores municipais de Patos de Minas estão tentando fazer com que a administração municipal não altere a forma de trabalho dos docentes para o ano de 2017. A administração quer reduzir os gastos contratando menos servidores, mas os profissionais entendem que isso é contra a legislação e ainda vai sobrecarregar os professores, o que pode afetar a qualidade do ensino na rede municipal.

De acordo com os professores, com as mudanças, cerca de 80 cargos seriam eliminados. A principal proposta da Secretaria de Educação, que afetaria sobretudo os anos iniciais do Ensino Fundamental, é de que as professoras que trabalhavam em 2 salas ministrando geografia, história e artes, chamadas de 1.5, deveriam trabalhar em 3 turmas, passando então para 1.25. As aulas que sobrassem seriam distribuídas paras professoras regentes, que são aquelas que ministram português, matemática e ciências.

No entanto, elas alegam que isso vai sobrecarregar os profissionais e consequentemente afetaria a qualidade do ensino público nas escolas municipais de Patos de Minas. “Em qualquer crise, a educação e a saúde nunca podem sofrer cortes, disseram as professoras. Elas estão lutando para que isso não aconteça.

Professoras que preferiram não ter o nome divulgado para não criar algum atrito com a administração disseram que estão se reunindo com vereadores e uma comissão foi formada para negociar com o Prefeito José Eustáquio esta situação. Eles entendem que a reforma vai afetar o nível da educação.

Uma matéria publicada pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Patos de Minas fala sobre as contratações, mas não informa sobre essas mudanças para o ano letivo de 2017. De acordo com a secretária da pasta, Fabiana Ferreira dos Santos, “como previsto em lei, a prioridade no preenchimento das vagas disponíveis foi conferida aos aprovados em concurso e processos seletivos vigentes”.

Agora, a Semed irá realizar uma análise para conferir o quadro de pessoal e caso haja necessidade de contratação de outros profissionais, um segundo edital será lançado. As aulas nas 15 escolas municipais e nos 18 centros municipais de educação infantil – CMEIs têm início dia 6 de fevereiro.

“Queremos atender, da melhor forma possível, os nossos alunos e não vamos medir esforços na busca de uma educação pública de qualidade, sem esquecer-se da valorização de todos os profissionais envolvidos”, finalizou a secretária.

Mais contratações e Nomeações

A secretaria prepara edital de contração para as vagas, que ainda não foram preenchidas, para os cargos que não foram contemplados no primeiro edital. “No dia 30 de janeiro, faremos as nomeações de 13 professores de Educação Física que passaram no concurso 001/2015. Após as escolhas dos locais e trabalho, deverão ser contratados entre 12 e 14 professores da área.” – revelou a secretária.

Segundo a secretária, também haverá a nomeação de professor de Português e de secretários escolares. “As nomeações que tinham sido suspensas para a Educação, no início do ano, serão efetivadas, uma vez que já conseguimos fazer o levantamento das vagas e demandas reais das escolas.” – esclareceu Fabiana.

A Prefeitura informou este quadro de cargos e contratados:

Cargo - Contratados

PEB - AABB Comunidade (março 2017) - 10

PEB Ensino Religioso- 04

PEB Geografia- 05

PEB Língua Estrangeira (Inglês)- 05

PEB Língua Portuguesa- 12

PEB Ciências- 06

PEB Matemática- 08

PEB Apoio- 19

PEB História- 06

PEB Arte- 01

PEB Educação Infantil e Anos Iniciais do E. Fundamental- 31

Supervisora Educacional- 11

Secretário Escolar- 06

Auxiliares de Serviços- 35

Educador Infantil- 61

Autor: Farley Rocha