349669 2216 Ok
Publicado em 26/01/2017
Compartilhe:

Mudanças propostas pela administração podem afetar qualidade do ensino em Patos de Minas

A administração quer reduzir os gastos contratando menos servidores, mas eles entendem que isso é contra a legislação.

Professores estão reunindo com vereadores e uma comissão foi formada para negociar com o Prefeito.

Professores municipais de Patos de Minas estão tentando fazer com que a administração municipal não altere a forma de trabalho dos docentes para o ano de 2017. A administração quer reduzir os gastos contratando menos servidores, mas os profissionais entendem que isso é contra a legislação e ainda vai sobrecarregar os professores, o que pode afetar a qualidade do ensino na rede municipal. 

De acordo com os professores, com as mudanças, cerca de 80 cargos seriam eliminados. A principal proposta da Secretaria de Educação, que afetaria sobretudo os anos iniciais do Ensino Fundamental, é de que as professoras que trabalhavam em 2 salas ministrando geografia, história e artes, chamadas de 1.5, deveriam trabalhar em 3 turmas, passando então para 1.25. As aulas que sobrassem seriam distribuídas paras professoras regentes, que são aquelas que ministram português, matemática e ciências.  

No entanto, elas alegam que isso vai sobrecarregar os profissionais e consequentemente afetaria a qualidade do ensino público nas escolas municipais de Patos de Minas. “Em qualquer crise, a educação e a saúde nunca podem sofrer cortes, disseram as professoras. Elas estão lutando para que isso não aconteça.

Professoras que preferiram não ter o nome divulgado para não criar algum atrito com a administração disseram que estão se reunindo com vereadores e uma comissão foi formada para negociar com o Prefeito José Eustáquio esta situação. Eles entendem que a reforma vai afetar o nível da educação.

Uma matéria publicada pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Patos de Minas fala sobre as contratações, mas não informa sobre essas mudanças para o ano letivo de 2017. De acordo com a secretária da pasta, Fabiana Ferreira dos Santos, “como previsto em lei, a prioridade no preenchimento das vagas disponíveis foi conferida aos aprovados em concurso e processos seletivos vigentes”.

Agora, a Semed irá realizar uma análise para conferir o quadro de pessoal e caso haja necessidade de contratação de outros profissionais, um segundo edital será lançado. As aulas nas 15 escolas municipais e nos 18 centros municipais de educação infantil – CMEIs têm início dia 6 de fevereiro.

“Queremos atender, da melhor forma possível, os nossos alunos e não vamos medir esforços na busca de uma educação pública de qualidade, sem esquecer-se da valorização de todos os profissionais envolvidos”, finalizou a secretária.

Mais contratações e Nomeações

A secretaria prepara edital de contração para as vagas, que ainda não foram preenchidas, para os cargos que não foram contemplados no primeiro edital. “No dia 30 de janeiro, faremos as nomeações de 13 professores de Educação Física que passaram no concurso 001/2015. Após as escolhas dos locais e trabalho, deverão ser contratados entre 12 e 14 professores da área.” – revelou a secretária.

Segundo a secretária, também haverá a nomeação de professor de Português e de secretários escolares. “As nomeações que tinham sido suspensas para a Educação, no início do ano, serão efetivadas, uma vez que já conseguimos fazer o levantamento das vagas e demandas reais das escolas.” – esclareceu Fabiana.

A Prefeitura informou este quadro de cargos e contratados:

Cargo - Contratados

PEB - AABB Comunidade (março 2017) - 10

PEB Ensino Religioso- 04

PEB Geografia- 05

PEB Língua Estrangeira (Inglês)- 05

PEB Língua Portuguesa- 12

PEB Ciências- 06

PEB Matemática- 08

PEB Apoio- 19

PEB História- 06

PEB Arte- 01

PEB Educação Infantil e Anos Iniciais do E. Fundamental- 31

Supervisora Educacional- 11

Secretário Escolar- 06

Auxiliares de Serviços- 35

Educador Infantil- 61

Autor: Farley Rocha

Clínica Impar - Início: 21-08-17
Postado em 26/01/2017
Compartilhe:

1 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • sempre | 9 meses, 3 semanas atrás

    e sempre problemas com contratos com pedro lucas foi a empresa de vigilância tbi agora já são os professores contratados , só da isso nessa prefeitura , viva lagoa formosa .....

    3 0 Responder

  • Suze | 9 meses, 3 semanas atrás

    É muita hipocrisia mesmo... Os professores já sabiam que mais cedo ou mais tarde esta mudança aconteceria. Nenhum efetivo está perdendo nada. Agora, os contratados ficam repetindo que estão preocupados com a qualidade do ensino... mentira... estão preocupados é só com o seu emprego mesmo. Por que não passaram no concurso numa melhor qualificação? E essa notícia? Patos Hoje deveria ter vergonha.

    4 2 Responder

  • Junim | 9 meses, 3 semanas atrás

    Estou perpelexo com a incompetência dos nossos administradores e vereadores. Eles preferem fazer as mudanças agora, sem discutir e refletir, para saber se vai ser positivo ou não. Pelo amor de Deus, toda atitude no meio publico deve ser discutida e estudada primeiro, só depois elas devem ser feitas. Deve-se discutir o que será feito antes, porque depois só restará o prejuízo para a sociedade. E outra coisa, os professores foram chamados para emitir alguma opinião sobre estas alterações. Estamos cansados de administradores incompetentes. Estas mudanças afetam dezenas de profissionais da área! Cortar gastos da educação, claro criança pobre não pode concorrer aos melhores cargos!!!

    6 4 Responder

    Carlos - 9 meses, 3 semanas atrás

    Gente, afeta quem? Contratados? Pelo amor de Deus... Pensem nos alunos.

    6 0

  • kátia | 9 meses, 3 semanas atrás

    AGORA SIM TEMOS A EDUCAÇÃO QUE MERECEMOS !!! PATOS DE MINAS - A EDUCAÇÃO DO ARRANJO :joy: :joy: :joy: :joy: A QUE PONTO CHEGAMOS !!! :anguished: :anguished: :anguished: :anguished:

    3 4 Responder

  • Noronha | 9 meses, 3 semanas atrás

    nosso atua prefeito nunca gostou de concursados não senhores professores!!! pesquisem a historia dele, quando assistente da beia, fez um concurso publico para guarda municipal com todas as promessas possíveis como fez na campainha politica, depois veio a publico dizer que não conseguirão um que fez o concurso que se encaixava no perfil, inclusive vários que fizeram era ex militar!!! e ele já entrou nesse mandato já barrando vários que haviam sido já chamados e ate feito exame medico e agora faz isso com professores !! e isso ai coronel parabéns viva o neoliberalismo ......................

    3 3 Responder

    Sensato - 9 meses, 3 semanas atrás

    Noronha, o Pedro Lucas nomeou quase 100 professores. Essa mudança já era para ter acontecido. Na gestão do Pedrão e demais secretária , já cogitavam essa mudança.

    2 1

  • professora | 9 meses, 3 semanas atrás

    Srs vereadores. Sei que estão querendo fazer politica em cima das atitudes tomadas pela nova gestão em relação a educação.Concordo plenamente com as mudanças. Porque são muitas professoras e o resultado não é nada bom! Tenho certeza que não vai afetar nada na educação, muito pelo contrario vai melhorar. Porque é um monte de professoras vendendo avon, roupas, sapatos, lingeries. As escolas virou foi local para comercializar. Aproveitando, já que precisamos conter gastos, ficaria muito feliz e passaria a admirar o vereador que dispensasse tantos assessores com salários exorbitantes.

    9 2 Responder

    ANTÔNIO - 9 meses, 3 semanas atrás

    Se as professoras estão vendendo avon , roupas , sapatos e lingeries e etc . elas só o fazem para complementar a renda !!! SALÁRIO DE PROFESSOR NÃO É IGUAL SALÁRIO DE POLÍTICO NÃO !!! AO INVÉS DE FICAR FALANDO SEM SABER , PROCURE CONHECER MELHOR A REALIDADE QUE TEMOS HOJE EM NOSSO MUNICÍPIO , PARA ENTÃO NÃO FALAR O QUE NÃO DEVE !!

    4 4

    Contratada infelizmente - 9 meses, 3 semanas atrás

    Se dentro das escolas acontece td isso que está sendo listado aqui, e realmente acontece, pergunto se a parte responsável por isso, ou seja, a direção é que não tem competência? Isso é questão administrativa. Nesse pouco tempo de contrato, trabalhei numa escola onde uma funcionária em reajustamento era responsavel pela biblioteca e só ficava na direção batendo papo. Tratava muito mal tds os alunos e funcionários contratados. Questionei sobre o comportamento dela a outra professora ela respondeu que nos 10 anos que ela estava na escola foi sempre assim. Passa td o tempo conversando a portas fechadas na direção e trata mal professoras e principalmente alunos. Qdo trabalha faz planejamento para o seu trabalho em outro turno. E sempre com o conhecimento da direção. 10 anos com o mesmo comportamento e ninguém conseguiu resolver. E ainda querem falar de educação de qualidade, valorização dos profissionais e pior respeito aos alunos. São absurdos que tds vêem e comentam e não mudam. Infelizmente essa é a realidade das nossas escolas municipais.

    8 0

    Joana - 9 meses, 3 semanas atrás

    Escola não é lugar para comercializar. Que façam isso nas suas casas, ou em outro local. Afinal elas recebem para ministrar e planejar suas aulas.

    6 0

  • Sensatez | 9 meses, 3 semanas atrás

    Querem cortar gastos? Comecem então pelos exorbitantes salários dos políticos! Cortem o número de vereadores! Três assessores para cada vereador, com o salário de 3.500,00 cada??? Isso sim, que é de se revoltar!!!

    13 1 Responder

  • Educadora | 9 meses, 3 semanas atrás

    Parabéns José Eustáquio pela excelente escolha. A Fabiana é prata dá casa, competente, justa e extremamente conhecedora da rede. Parabéns pelas mudanças Fabiana. Estava passando da hora de acabar com aquele tanto de professor dos anos iniciais ATOA dentro das escolas. Basta ver que pelos resultados do IDEB o quanto o dá rede municipal é pior que o do estado. Você e sua equipe estão de parabéns pela coragem e por não ceder as pressões. :facepunch:

    11 12 Responder

    Conhecedor - 9 meses, 3 semanas atrás

    Deve ter conseguido um cargo lá também, aquele local virou um cabide, todo mundo ganhou um cargo.

    6 6

    Carla - 9 meses, 3 semanas atrás

    É educadora ...você é a típica funcionária ...se é que passou num concurso ( duvido muito ) puxa - saco do prefeito !!!

    2 4

  • suzana | 9 meses, 3 semanas atrás

    PATOS DE MINAS , A CIDADE DO "ARRANJO EDUCACIONAL " !!! :top: :top: :top: :top: :top: EXCELENTÍSSIMA SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO , LHE PARABENIZO POR VOCÊ ESTAR TRATANDO DO ASSUNTO EDUCAÇÃO COM TAMANHA CLAREZA , CONVICÇÃO E PIOR AINDA , UMA DENOMINAÇÃO BASTANTE PECULIAR !!! VOCÊ NÃO SABE DAS CONSEQUÊNCIAS QUE SUAS ATITUDES IMPENSADAS TRARÃO A LONGO PRAZO PARA OS ALUNOS !!! PENSE MELHOR !!! REAVALIE !!! NÃO EXISTE A MENOR POSSIBILIDADE DE FALARMOS NA QUALIDADE AO MESMO TEMPO EM QUE TEMOS CORTES NO QUADRO PROFISSIONAL !!! ISSO É TOTALMENTE ABSURSO E ICOMPATÍVEL !!!

    11 14 Responder

    pai - 9 meses, 3 semanas atrás

    Susana, essa mudança já era para ter acontecido ha muito tempo. Venhamos e convenhamos. Você acha que o ensino do município com esse monte de professores a qualidade é melhor que do estado? No estado uma só professora para todas as matérias. E elas conseguem e por sinal muito bem. Fácil não é! Mas quando ama e dedica o resultado aparece. Fabiana Ferreira, estão condenando você, mas as próprias professoras que estão revoltadas sabem muito bem que essa mudança já era para ter acontecido. Parabéns Fabiana e atual prefeito! É muita professora e pouco resultado!

    5 5

  • duda | 9 meses, 3 semanas atrás

    ATENÇÃO POPULAÇÃO DE PATOS DE MINAS !!! SINTO LHES INFORMAR , MAIS TODOS VOCÊS ESTÃO SENDO ENGANADOS , LUDIBRIADOS !!!!! A ATUAL ADIMINISTRAÇÃO SENDO CHEFIADA PELO SENHOR JOSÉ EUSTÁQUIO E A SECRETÁRIA DA EDUCAÇÃO ...QUER SIM INFELIZMENTE CORTAR GASTOS NA EDUCAÇÃO !!!! ISSO MESMO !!! RESUMINDO !!!E PARA ISSO JÁ COMEÇARAM COM UMA REDUÇÃO ABSURDA NO QUADRO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO BÁSICA !!!! AGORA LHES PERGUNTO : COMO FALAR EM QUALIDADE SE ESTÁ REDUZINDO O NÚMERO DE PROFESSORES ??? COMO FALAR EM QUALIDADE E EM MELHORES RESULTADOS NAS AVALIAÇÕES SENDO QUE OS PROFESSORES ESTARÃO SOBRECARREGADOS ???? A SECRETÁRIA DA EDUCAÇÃO FOI ENFÁTICA AO DIZER QUE NÃO ESTÁ HAVENDO CORTE DE GASTOS , MAIS SIM UMA REDUÇÃO NO NÚMERO DE PROFESSORES CONTRATADOS !!! ACORDA POPULAÇÃO !!!! EDUCAÇÃO É UM DIREITO , NÃO UM FAVOR !!!!!! NÃO VAMOS DEIXAR ISSO ACONTECER !! VAMOS COBRAR , VAMOS EXIGIR EXPLICAÇÕES !!! VAMOS EXIGIR TRANSPARÊNCIA !!!! ACORDA POVO !!!!!! VAMOS FICAR MAIS ATENTOS !!! SE ESSE " ARRANJO" ENTRAR EM VIGOR AÍ TODOS SEREMOS PREJUDICADOS , PRINCIPALMENTE OS ALUNOS !!!!

    13 10 Responder

    só especulação - 9 meses, 3 semanas atrás

    Caro (a), Duda, quer dizer que quanto mais professores, melhor a qualidade? Vc está doido(a) né?! Qualidade se mede pelos resultados que do IDEB não é lá essas coisas. Se vc é tão bom (a) deveria estar já com o contrato na m~]ao já que foram contratados 31 e da lista de quem passou lá na rabeira, ujá que foram efetivados mais de 100 professores... A qualidade da educação se mede não pelo número de professores... que tinha uns trombando nos outros... fala em educação, mas não sabe argumentar com conhecimento de causa. Estude as leis vigentes no nosso município... Uma matéria totalmente parcial dessa tem que dar nisso... olha o título! Só especulação! Toda mudança gera desconforto, ainda mais em gente que se quer consegue um contrato porque não teve a capacidade de passar no concurso que é publico e igual para todos da sua catigoria... ah... vá!

    5 3

carregar mais comentários