O Tribunal de Justiça de Minas Gerais investiu cerca de R$ 19 milhões na construção do novo Fórum.

A mudança para o Novo Fórum de Patos de Minas já tem dia para começar. O juiz de direito, Joamar Gomes Vieira Nunes, Diretor do Foro da Comarca, expediu uma portaria suspendendo o atendimento da justiça ao público a partir do dia 24/04. A suspensão é para que as instalações sejam transferidas para o Novo Fórum no final da Avenida Padre Almir.

A portaria 017/2017 da Direção do Foro informa que a suspensão acontecerá até o dia 5 de maio, quando será inaugurado o Novo Fórum. O Diretor do Foro, Joamar Gomes, explicou que todas as atividades judiciárias da cidade ficarão centralizadas no novo prédio. “Alguns móveis serão aproveitados, mas a maioria serão novos”, afirmou.

O diretor informou que a mudança será por conta de uma equipe do próprio Tribunal de Justiça de Minas Gerais. “Haverá remoção de todo o mobiliário, equipamentos de informática, autos de processo e transferência de arquivo, cujo acervo é de cerca de 12 mil caixas. Os móveis que não se adaptarem ao Novo Fórum devem ser aproveitados por outras comarcas”, completou.

Com relação à suspensão forense, ele esclareceu que a justiça continuará atendendo os casos de urgência novos ou em curso. “Não haverá audiências, nem julgamentos”, informou. Os prazos processuais que vencerem ou iniciarem neste período ficarão prorrogados para o primeiro dia útil depois do dia 5 de maio.

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais investiu cerca de R$ 19 milhões na construção do novo Fórum. O prédio de seis andares e 7 mil metros quadrados vai abrigar a Comarca de Patos de Minas, com possibilidade de instalação de novas varas. Existe também a previsão de abrigar o Ministério Público, que funciona em salas alugadas.

Autor: Farley Rocha