Na oficina, foi apresentada a ‘Cartilha Super Aconcheguinho’ escrita pela pesquisadora Mariana Aparecida.

A violência e suas repercussões, tanto na saúde quanto na qualidade de vida da população, são abordadas em inúmeros estudos, envolvendo prevalência, detecção de maus-tratos, entre outros. Neste sentido, o Departamento de Graduação e Pós-graduação em Psicologia da FPM, promoveu a Oficina ‘Carinho que é bom, não pode ser Segredo’.

A oficina foi ministrada pelas profissionais e pesquisadoras Mariana Aparecida Pereira Dias Nunes -Psicóloga; Mestranda em Promoção de Saúde na Universidade de Franca (UNIFRAN); Projeto Aconchego de Araxá-, Daniela D'Eluz-Especialista em Direito Público e em Direito de Família. Assessora Jurídica do Projeto Aconchego de Araxá-, e a Profa. Dra. Lilian Cristina Gomes do Nascimento-Fisioterapeuta; Docente do Programa de Mestrado e Doutorado em Promoção de Saúde – UNIFRAN-, com a temática – ‘Enfrentamento ao abuso sexual infanto-juvenil’.

Na oficina, foi apresentada a ‘Cartilha Super Aconcheguinho’ escrita pela pesquisadora Mariana Aparecida, e no decorrer da atividade foi abordado nesse panorama da violência infantojuvenil, o abuso sexual presente em toda a história, que constitui um dos assuntos mais delicados da realidade social e demanda ações visando proteger este público. Por meio de uma ação grupal teve como finalidade capacitar os universitários para a prevenção e enfrentamento do abuso sexual infantojuvenil.

Para as convidadas, a manhã de sábado foi repleta de troca de experiências e conhecimentos, de forma gratificante, o que permitiu a elas destacarem "a confiança no trabalho desenvolvido pelo grupo e pelo curso de Psicologia da FPM ter abraçado e se tornado um parceiro do projeto com uma causa tão nobre", quando se trata da violência infantojuvenil, principalmente a exploração sexual, e agradeceu ao Coordenador Junior Antoniassi.

O Coordenador destacou a importância de se promover ações de extensão no ambiente acadêmico envolvendo alunos da graduação, pós-graduação, professores e sociedade civil, o que vai ao encontro dos anseios e demandas da sociedade. Antoniassi agradeceu a presença das professoras Carla Andrade e Fabiana Cury docentes titulares do curso de Fisioterapia, Claudia Andrade docente titular do curso de Odontologia e Neusa Esméria docente titular do curso de Pedagogia. E fez um destaque especial aos alunos presentes exaltando o compromisso com uma Psicologia mais humana e Social, onde ninguém solta a mão de ninguém, cuja o engajamento demonstrando em comparecer num sábado de manhã aponta para este diferencial.

Junior também destacou a parceria firmada entre o Departamento de Graduação e Pós-graduação em Psicologia da FPM com a Universidade de Franca através do Programa de Stricto Senso em Promoção de Saúde, o coordenador afirmou que esta parceria com os  pesquisadores do programa tem auxiliado a estruturação de um novo modelo de organização curricular não somente da Psicologia mas também da FPM, visando a FPM tornar-se uma Universidade Promotora de Saúde.

Fonte: Ascom FPM