349669 2216 Ok
Caiçaras - Full Banner
Publicado em 06/02/2017
Compartilhe:

Morte da esposa do Lula chama a atenção e Bombeiros alertam para a identificação de AVC

Familiares devem ficar atentos e acionar o socorro pelo telefone 193

No Brasil, são registradas cerca de 68 mil mortes por AVC anualmente. ( Foto: Ascom Corpo de Bombeiros )

A morte da ex-primeira dama Marisa Letícia trouxe para os noticiários uma doença que é uma das principais causas de morte e sequelas no mundo e também no Brasil: o acidente vascular cerebral (AVC), conhecido popularmente como “derrame”.

No Brasil, são registradas cerca de 68 mil mortes por AVC anualmente. Apenas em Minas Gerais, o Corpo de Bombeiros Militar foi responsável por quase 900 atendimentos, com óbitos ou não, em 2016. Ou seja, um caso a cada 10 horas foi atendido pela corporação. O risco da doença é maior em pessoas acima dos 55 anos (nos mais jovens ela costuma estar associada a alterações genéticas), hipertensão arterial e diabetes. Segundo o Ministério da Saúde, o fumo é responsável por cerca de 25% das doenças vasculares, entre elas, o derrame cerebral.

De acordo com Sargento Marina Marçal, especialista em Atendimento Pré-hospitalar, o familiar ou acompanhante da vítima de AVC é peça fundamental para o seu socorro. “Tempo é cérebro. Uma vez que o quadro esteja instalado, a sua gravidade vai depender também da demora para a chegada ao hospital. Num AVC, se ela for socorrida em 10 minutos, por exemplo, as chances de danos cerebrais são menores. Quanto mais tempo, mais áreas cerebrais ficarão sem abastecimento de oxigênio e sangue, gerando mais sequelas e o óbito”, explica.

A Sargento explica, ainda, que quanto mais conhecimento dos protocolos de atendimento de AVC o familiar souber, melhor será o auxílio dos serviços de emergência. “É essa pessoa que vai ajudar o Corpo de Bombeiros Militar a identificar o problema e enviar o recurso adequado”, diz. Outra medida importante é que o familiar relate, no momento da chamada para o 193, qual foi a última vez em que viu o paciente sem os sintomas para que o socorrista avalie o nível de gravidade.

Prevenção

O AVC é causado por insuficiência no fluxo sanguíneo em uma determinada área do cérebro e tem diferentes causas: malformação arterial cerebral (aneurisma), hipertensão arterial, cardiopatia e tromboembolia (bloqueio da artéria pulmonar). Dentre as sequelas mais comuns estão a dificuldade na fala e paralisia de parte do corpo.

Há dois principais tipos de AVC: o isquêmico (85% dos casos), quando a obstrução dos vasos sanguíneos impede que o sangue chegue ao cérebro; e o hemorrágico, que causa hemorragia dentro do tecido cerebral. Os sintomas da doença são fraqueza ou paralisia de um lado do corpo, dificuldade para falar, perda de visão, além de alteração no nível de consciência (estado de torpor, como se a pessoa estivesse “grogue”). É possível que uma pessoa apresente o AVC mais de uma vez e a cada episódio, aumenta-se a predisposição para ter o próximo.  

A prevenção é uma boa aliada. O controle da pressão arterial, diabetes, colesterol, triglicérides, doenças cardíacas, além de não fumar, ter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos são boas opções.

Aprenda a identificar os sinais básicos e mais comuns de um AVC (Escala de Cincinnati)

 

Fonte: Ascom Corpo de Bombeiros

Postado em 06/02/2017
Compartilhe:

2 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • PEDRUFAS .... | 10 meses atrás

    É só olhar qtos óbito ocorreram, por AVC, em Patos no ano passado, atrasado, retrasado e vc terá a convicção de que esse tipo de alerta tem que ser dado é quase que diariamente, vide o problema da febre amarela e macacos morrendo ao largo do nossa cidade. Não precisa a mulher do ladrão morrer para alertar a população, tá morrendo pessoas mil vezes melhor que ela. Aliás ela precisa é se explicar com São Pedro na chegada ... (vide link: http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/passaram-a-mao-no-nosso-cristo-jesus-estava-num-cofre-de-lula/ ) é isso aí

    0 0 Responder

  • Zé leitão | 10 meses, 1 semana atrás

    Desnecessário focar na morte dá esposa do lula... Todos os dia morre pessoas com AVC , ela é mais importante que de mais brasileiros...

    1 6 Responder

  • medico | 10 meses, 1 semana atrás

    NÃO SEI SE SARGENTO DO BOMBEIROS ENTENDE DE AVC.

    4 20 Responder

    Zé Mané - 10 meses, 1 semana atrás

    Não sabe mesmo! Nem o que é um bombeiro e suas atribuições!

    5 2

  • MARCOS | 10 meses, 1 semana atrás

    MORTE DA ESPOSA DE LULA?????? TERIA SER LOGO ELA PRA ALERTAR ISSO, E A MORTE DO SR. JOSE, VIZINHO DA MINHA CASA, QUE MORREU DE AVC POR FALTA DE ATENDIMENTO NO SUS. PORQUE NÃO CITA ELE...

    21 6 Responder

    Sus - 10 meses, 1 semana atrás

    Porque o caso não nos interessa. E ponto final

    2 16

    FAUSTINHO DA LAVA JATO - 10 meses, 1 semana atrás

    Concordo plenamente, o foco deveria ser o mau atendimento das pessoas que procuram a saúde pública para tratar um AVC. A esposa do lula, assim como ele, é um zero à esquerda....

    5 3

    Povo jumento - 10 meses, 1 semana atrás

    Simplesmente pelo fato que o brasileiro é um bicho tão estranho que só quando algo se torna espetáculo é que ele para pra pensar sobre...mas depois de uns 5 minutos no máximo ele esquece. Quanto ao Lula ser um zero á esquerda eu discordo meu caro, gostando ou não gostando, temos que admitir que um "zero á esquerda" jamais chegaria onde ele chegou... menos ignorância...se p cara é certou ou não, não sei, mas zero a esquerda e quem gostaria de estar no lugar onde ele esteve e nunca teve capacidade...pq até pra ganhar eleição tu tem que ser muito bom e, no caso do barbudo, sem ajuda da mídia ein...isso sim é ser ninja!

    3 0