Vicente Nepomuceno foi homenageado durante desfile de aniversário da cidade em 2017. ( Foto: Arquivo Patos Hoje )

Patos de Minas acaba de perder um dos grandes mestres das artes plásticas. Faleceu nesta terça-feira (28), aos 105 anos de idade, Vicente Nepomuceno. Apaixonado pelas artes, o seu Vicente se tornou um dos artistas mais populares da região ao confeccionar os carros alegóricos das rainhas e princesas do milho que encantaram gerações nos desfiles de aniversário da cidade.

Embora tenha os carros alegóricos como os trabalhos mais conhecidos, Vicente Nepomuceno produziu inúmeras esculturas que estão espalhadas por diversas partes do país. Sem contar nas obras de arte que ele restaurou. Aos 100 anos, o artista ainda trabalhava na produção da arte que tanto encantou e que deixou frutos. Desde 1963, ele confeccionou mais de 350 carros alegóricos.

Vicente Nepomuceno deixou herdeiros da arte e do bom gosto. A filha Consuelo Nepomuceno é produtora de teatro premiada, professora do Unipam e diretora do Núcleo de Arte e Cultura. O filho Valério Nepomuceno é escultor de talento raro, autor de belas e impressionantes obras. O filho caçula, Luiz André Nepomuceno, também professor do Unipam é doutor em Letras, escritor e autor de diversos livros. E não para por aí.

“O percurso da arte em nossa família acaba de virar estrelinha no céu, mas tudo que ele ensinou para gente viverá e multiplicará nas mãos de cada um de nós. Seguirei seus passos até o fim. O que sinto agora não é dor e sim gratidão. Obrigado vovô!”, escreveu o neto Marcos Nepomuceno, ator e produtor teatral.

O “Artista Maior”, como define a historiadora Marialda Cury, ainda teve tempo para receber muitas homenagens. Foram dezenas de exposições dedicadas a ele. O adeus a Vicente Nepomuceno acontece na sala 6 do Velório Bom Pastor. A missa está marcada para as 15h00 e o sepultamento está marcado para as 16h desta terça-feira.