Nossa equipe de reportagem foi até o local na tarde dessa última sexta-feira (14).

Os acidentes causados por quedas de eucaliptos já causaram até mortes. Temendo que algo de pior aconteça, moradores e pessoas, que passam todos os dias pela Avenida Tomaz de Aquino, entraram em contato com a redação do Patos Hoje falando dos perigos de uma possível queda de Eucaliptos plantados em uma residência no perímetro urbano em Patos de Minas.  Nossa equipe de reportagem foi até o local na tarde dessa última sexta-feira (14) e mostrou a situação em que se encontram os Eucaliptos e a situação de risco que eles oferecem. O dono garante que não há perigo.

A preocupação dos moradores do local é de que as árvores de grande porte, localizadas no encontro da Rua João Pacheco Filho com a Avenida Tomaz de Aquino, venham a se quebrar e cair. Caso isso aconteça, os galhos, além de quebrar um muro de proteção, poderiam atingir a rede elétrica e causar estragos de grandes proporções. O fluxo de veículos no local é bastante intenso e o principal medo dos moradores é que as árvores caiam e acertem algum veículo que esteja passando pela via ou até mesmo alguma residência.

Nós entramos em contato com João Martimiano, proprietário do local onde estão plantados os eucaliptos. Segundo ele, não há risco algum de as árvores caírem: “Aqueles eucaliptos estão ali há quase meio século, não tem nenhum podre sequer, são muito bem cuidados e vistoriados, a não ser que uma tempestade como aquela dos Estados Unidos chegue até aqui, caso contrário o pessoal pode ficar despreocupado”.

Ainda segundo ele, dentro de 20 dias, alguns serão doados. “Daqui uns dias a gente vai tirar alguns porque um rapaz me pediu e nós vamos dar alguns para ele, não todos”. De acordo com o Tenente Fernandes, Chefe da Defesa Civil de Patos de Minas, a responsabilidade por quaisquer danos que aconteçam em virtude de uma possível queda dos eucaliptos, é de inteira responsabilidade do proprietário do lote onde eles se encontram. A única coisa que o Corpo de Bombeiros pode fazer é uma vistoria no local com consentimento do proprietário.

Especialistas explicam que possuir uma árvore no seu quintal, não autoriza a colocar em risco a integridade e a segurança de outras pessoas bem como a gerar danos às casas vizinhas: “Não existe nenhuma determinação legal que obrigue manter uma árvore, seja qual for, caso seu estado coloque em risco segurança de bens e pessoas. Existe uma proteção do meio ambiente em relação à poda e a supressão de forma indiscriminada de árvores que deve ser respeitada, somente se ela não acarreta nenhum dano à população”.

Na BR354, vários eucaliptos estão plantados às margens da via. No entanto, a queda das árvores na rodovia estava sendo frequentes e acidentes até com mortes foram registrados pela Polícia Militar Rodoviária. Para evitar outros acidentes, a madeira foi licitada pelo DNIT e está sendo toda retirada. De acordo com o Sargento Júnio, o corte vai acontecer até o entroncamento com a BR262. Essa foi uma das causas de preocupação dos moradores.