Reportagem atualizada às 14h44 desta sexta-feira (08-05)

Os moradores de Patos de Minas e região perceberam um fenômeno diferente e tiveram um grande susto na madrugada desta sexta-feira (08). Um clarão seguido de um estrondo foram percebidos por pessoas que trabalhavam durante a madrugada. Câmeras de segurança de Carmo do Paranaíba, Lagoa Formosa e Patos de Minas flagraram o clarão nos céus. Estudiosos de astronomia fazem pesquisas para verificar o que aconteceu. A suspeita é de que um meteoro tenha rasgado o céu da região.

O especialista em ensino de astronomia, Gilberto Melo Dumont, explicou que o céu estava muito nublado e as câmeras da BRAMON que ficam apontadas para o espaço estavam sem gravar. No entanto, imagens de câmeras de segurança de Carmo do Paranaíba, Lagoa Formosa e Patos de Minas conseguiram captar o clarão percebido por vários moradores. Vinicius de Almeida disse que estava trabalhando na Cemil, quando por volta das 3h30 a 3h40, todo o barracão se estremeceu. “Foi muito forte”, destacou.

Gilberto Dumont, explicou que, geralmente, com o impacto ele se fragmenta, podendo se transformar em vários pedaços menores. Alguns, como estão muito quentes pelo atrito da entrada na atmosfera, acabam se fundindo e despedaçando. Ele informou que os especialistas em meteoritos da BRAMON já levantaram dados na rede de colaboradores deles e tentarão fazer uma triangulação para identificar a real posição do meteoro, e se há a possibilidade dele ter chegado sem se deteriorar no solo.

Moradores de Patos de Minas, Lagoa Formosa e Carmo do Paranaíba também relataram ter percebido o estrondo e o clarão. A Polícia Militar foi acionada para verificar o que aconteceu. Os estudiosos estão tentando captar mais imagens para descobrir o provável lugar da queda e assim encontrar o suposto meteorito. Realmente estava prevista para esta semana uma chuva de meteoros nos céus do país.

Sônia Braga da Fazenda Divisa, em Lagoa Formosa, encaminhou um vídeo da câmera de segurança da propriedade para o Patos Hoje. As imagens registradas por volta das 3h28 desta sexta mostram primeiro dois clarões seguidos e, quase dois minutos depois, ao fundo, um grande estrondo. O barulho se parece com algo rasgando os céus. Ainda é possível ouvir o latido dos cães ao final do vídeo de pouco mais de 3 minutos.

Reportagem em atualização