Foram vários algamentos somente neste início de ano.

Entra ano, sai ano e o problema nunca é resolvido. Passar pela rua Barão do Rio Branco, no bairro Lagoa Grande, em períodos de chuva como agora, é sempre um risco. Se ela vem com um pouco mais de intensidade, a via é tomada pela enxurrada e os alagamentos são inevitáveis. Foram vários só neste início de ano.

Os alagamentos no local têm causado muitos transtornos e prejuízos. Muitos motoristas que tentam passar pela via alagada acabam parando no meio do caminho. Prejuízo maior ainda é para quem mora ou mantém empresa no local. Mesmo com barreiras improvisadas nas entradas, a água não dá trégua.

“Este problema vem perturbando os patenses há séculos, desde quando a Lagoa era brejo e nenhum Prefeito teve o interesse de fazer melhorias no local”, reclamam os responsáveis pelo protesto.

Cansados de tantos prejuízos, os moradores e comerciantes decidiram cobrar uma solução definitiva das autoridades. Eles colheram assinaturas das pessoas prejudicadas e protocolaram um abaixo-assinado na Prefeitura. O caso também deverá ser encaminhado para o Ministério Público.

O local possui bocas de lobo, mas a canalização construída no local não comporta o volume de água que chega à rua Barão do Rio Branco. Uma obra paliativa foi feita no passado pela Prefeitura, despejando a água das chuvas dentro da Lagoa Grande, mas que também não foi suficiente para resolver o problema.

O secretário de Infraestrutura informou que a rede que existe no local tem baixa declividade e está assoreada. O problema é grave e preciso trocar a rede pluvial entre a rua Amazonas e Avenida Piauí. A prefeitura estuda uma maneira de minimizar a situação enfrentada pelos moradores até que seja possível fazer a troca integral da rede.

Autor: Maurício Rocha