Terezinha Ribeiro de 83 anos faz questão de levantar cedo para cuidar do jardim.

O mato tem tomado conta de vários espaços públicos de Patos de Minas. Para resolver este problema que tem incomodado a população, moradores do Bairro Planalto decidiram aproveitar a área do poder público para produzir. Eles transformaram o canteiro central da Avenida Maria Clara da Fonseca em miniplantações e jardins. Além de flores, eles plantaram quiabo, mandioca, milho, salsinhas e muito mais.

Terezinha Ribeiro de 83 anos faz questão de levantar cedo para cuidar do jardim que construiu com a ajuda dos universitários do curso de Arquitetura e Urbanismo do UNIPAM. Além de capinar, ela usa regadores para aguar as plantas. Tudo está limpinho com várias flores e alguns cheiros-verdes. Ela contou que tem salsinha, cebolinha e pimentas que já podem ser colhidas. A moradora disse que morou praticamente toda a vida na roça e não está costumada com sujeira.

Dona Terezinha disse que resolveu cuidar do canteiro para se distrair e deixar o local mais agradável, além é claro de contribuir com o preparo das refeições. Enquanto, outras partes do canteiro estão com mato alto o que gera uma imagem nada agradável, em frente à casa da simpática senhora está tudo limpinho. As plantas e as flores ainda vêm atraindo diversos pássaros, o que deixa todo o ambiente ainda mais agradável na movimentada avenida.

E tem mais. Elaine e o filho Wellington também decidiram cuidar de uma parte do canteiro da avenida. Tudo foi capinado e eles plantaram diversos legumes. Adubando a terra com esterco, o garoto explicou que eles plantaram sementes de girassol, jiló, abóbora, erva cidreira e quiabo. A intenção deles ainda é plantar algumas ramas de mandioca. Do lado vizinho, a miniplantação já está produzindo quiabos.

Outros residentes plantaram árvores frutíferas como mangueiras e diversas roseiras. Os cuidados diferentes com o canteiro central da avenida chamam a atenção daqueles que transitam pela avenida. As áreas intercaladas de mato alto e espaços bem cuidados revelam como o espaço fica mais atraente e agradável quando recebe os devidos cuidados.

Autor: Farley Rocha