Foram discutidas ações para que a falta de água no local seja resolvida.

Membros do Codema e moradores do distrito de Pindaíbas se reuniram na manha desta quarta-feira (20) na Câmara Municipal de Patos de Minas. Foram discutidas ações para que a falta de água no local seja resolvida. O distrito está sem água e a Copasa está utilizando caminhões pipa para abastecer o local a cerca de 30 dias.

De acordo com o presidente da Associação de Moradores de Pindaíbas José Mota Filho, o distrito está passando por muitas dificuldades e uma delas é a falta de água. “A gente tá preocupado né, porque a água não está chegando lá pra nós, ela vai só até um certo ponto e depois perde a força, então a gente veio até Patos pra tentar resolver esse problema né”

O distrito de Pindaíbas fica localizado a 41km de Patos de Minas e possui cerca de 1500 habitantes a maioria de produtores rurais. De acordo com a Bióloga e Coordenadora do Pró Nascentes da Prefeitura Municipal Geize Marques a principal causa da falta de abastecimento de água é o pisoteio do gado. “Nós identificamos que em 23 das 37 nascentes que banham o distrito há o pisoteio de gado, atividade predominando na região, esses animais pisoteiam o local, compactando o solo e automaticamente dificultando a entrada da água no lençol freático e, devido a isso, matando as nascentes”.

Heloísa Helena, moradora do distrito, disse que a situação está muito difícil. “A gente espera uma providência da Copasa né, porque não dá pra ficar assim, por isso nós viemos aqui pra tentar uma solução, pra que a água volte para as torneiras das nossas casas”.

O engenheiro responsável pelo sistema de abastecimento em Patos de Minas Júlio César Caetano estava presente na reunião e disse que irá levar as reivindicações dos moradores para a gerência da Copasa, para que o problema seja resolvido o mais rápido possível.