Dezenas de peixes de todos os tamanhos foram vistos boiando nas águas do Paranaíba.

As primeiras chuvas que caíram no final de semana foram ainda mais prejudiciais ao já sofrido Rio Paranaíba. A enxurrada levou muita sujeira para o leito e voltou a causar a morte de muitos peixes. Pessoas que visitaram o rio na manhã deste domingo (01) registraram o problema e encaminharam a denúncia ao Codema.

O Patos Hoje vem mostrando ao longo dos últimos anos a degradação do Rio Paranaíba. A poluição causada pelo despejo de toneladas e mais toneladas de esgoto é o que mais incomoda, mas não é o único problema. A captação de água desenfreada por pivôs de irrigação reduz o volume de água. O leito do rio está assoreado e a escassez de matas ciliares deixa o Paranaíba desprotegido.

Sempre que caem as primeiras chuvas, a enxurrada leva muita sujeira para dentro do Rio Paranaíba. Mesmo acostumados com a poluição, os peixes não suportam e acabam morrendo. É o que está acontecendo agora. Dezenas de peixes de todos os tamanhos foram vistos boiando nas águas do Paranaíba na manhã desse domingo.

As imagens chegaram ao Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente. A direção do CODEMA informou que vai levar o caso ao Ministério Público. Análises deverão ser feitas para identificar as causas de tantas mortes de peixes no Rio Paranaíba.