Quem deveria cuidar para que o Rio Paranaíba não fosse poluído, que alias recebe mensalmente para isso, é quem está sujando as águas do rio. A denúncia feita por moradores do bairro Santa Terezinha foi constatada na manhã desta segunda-feira (18) pelo presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – CODEMA – Ivanildo Alves. A redação do Patos Hoje cobrou uma resposta da Companhia.

A Copasa possui uma elevatória nos fundos do bairro Santa Terezinha, próxima ao Rio Paranaíba. O equipamento tem a função de bombear o esgoto produzido nesta região da cidade, destinando-o para a Estação de Tratamento localizada no bairro Residencial Quebec. Mas na manhã desta segunda-feira (18), um volume impressionante de esgoto era despejado in natura nas águas do rio. O mau cheiro era insuportável.

O problema já ocorreu outras vezes, sendo denunciado pelos moradores inclusive aqui no Patos Hoje. Segundo o presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, Ivanildo Alves, o esgoto é despejado por uma espécie de dreno que sai da elevatória da Copasa. Ele ressaltou que a situação no local é bastante crítica e deve ser resolvida.

O presidente do Codema também ouviu de moradores a denúncia de esgoto sendo  jogado no Rio Paranaíba através do dreno que sai da Lagoa Grande. A tubulação deveria conter apenas água pluvial e o excesso de água da Lagoa Grande, mas está levando esgoto para o Rio. Ele também identificou uma rede de esgoto clandestina escorrendo bem ao lado.

Os moradores dos dois bairros e o presidente do CODEMA cobraram uma resposta da Copasa. A redação do Patos Hoje também fez contato com a assessoria de comunicação da Companhia e recebeu a seguinte resposta:

"A Copasa informa que técnicos da empresa estão fazendo a manutenção na estação elevatória de esgoto do bairro São José Operário, em Patos de Minas, e até o final da tarde desta terça-feira (19/05), os serviços serão concluídos.

A Companhia esclarece que o problema no local na unidade, foi em função de defeito nos equipamentos eletromecânico.

A Copasa esclarece, ainda, que o aumento do nível da água na Lagoa Grande não é proveniente de lançamento pela empresa".