Moradores de prédio sofrem com padrão único de energia e cobram providências em Patos de Minas

Eles chegaram a entrar na justiça para que sejam colocados padrões separados no local, mas até o momento nada foi feito.

publicado em 16/04/2019, por Maurício Fernandes


Existe apenas um padrão que leva energia para todos os apartamentos. 

Moradores de um prédio entraram em contato com a redação do Patos Hoje denunciando o descaso dos construtores e irregularidades na luz do local. A principal reclamação é a distribuição de energia no local. Segundo os moradores, existe apenas um padrão que leva energia para todos os apartamentos. Eles chegaram a entrar na justiça para que sejam colocados padrões separados no local, mas até o momento nada foi feito.

Nossa equipe de reportagem esteve no prédio na Rua Osvando Amaro Teixeira no Bairro Laranjeiras, nesse último sábado (13), e conversou com os moradores do local a respeito de um padrão de energia que está literalmente tirando o sono de todos eles. De acordo com a Fonoaudióloga Luana Dalfonso, quando ela comprou o apartamento não foi explicado que ela passaria por esse tipo de situação. A irmã dela, Monalisa Dalfonso, que mora no mesmo prédio disse que os moradores estão se juntando no final do mês e dividindo a conta.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Actual Hospital - Especial Notícias

Segundo ela, não é justo esse tipo de divisão sendo que os gastos não são iguais em todos os apartamentos. “Os construtores querem que nós arcamos com as despesas para que a Cemig venha e instale padrões separados, isso não é nenhum pouco justo, não nos foi falado e nem explicado nada disso no momento da compra do imóvel”, disse Monalisa.

O casal Flávio Dias e Junia Souza disseram que eles não podem pagar por um erro que não são deles. Segundo eles, já tentaram conversar com os construtores, com a Caixa, com a Cemig e ninguém oferece uma solução. Apenas jogam o problema um para o outro. Eles contam que quase sempre precisam sair à noite para ligar a chave do padrão que não suporta a energia de todos os apartamentos. O padrão que está mandando energia para os lares de todos os moradores está instalado na calçada e funciona como se o imóvel ainda estivesse em construção.

Nós entramos em contato com Alércio Dos Santos, um com um dos construtores do prédio e ele disse que o problema deve ser resolvido não por ele, mas sim pela companhia de energia da elétrica. Ainda de acordo com ele, vários outros construtores estão com o mesmo problema junto a Cemig, e que advogados já foram acionados para solucionar esse impasse judicialmente. Alércio disse ainda que é normal que os moradores não compreendam a situação, mas que está de mãos atadas.

Imagens atualizado em 16/04/2019 • 4 fotos

Autor: Maurício Fernandes Postado em 16/04/2019
Compartilhe:

75 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Verdade nua e crua | 4 meses, 1 semana atrás

    Muito engraçado esses construtores jogarem a culpa na Cemig ou na Caixa, mas na verdade a responsabilidade é deles, pois os mesmos que fazem os imóveis para venda. E mais que lógico se cada apartamento tivesse sua caixa para padrão instalado na construção a Cemig não iria impor a ligação da energia elétrica, pois estaria correto. Isso pode se ver em diversos prédios lá no Laranjeiras mesmo, cada Apartamento com seu padrão. Devemos ficar espertos quando formos comprar um imóvel assim, pois esses construtores tipo esse Sr. Alércio só querem saber de vender. Fazem certo esses moradores entrar na justiça contra esse construtor.

    16 1 Responder

    Flávio Luiz - 4 meses, 1 semana atrás

    Bom dia, o construtor perdeu o prazo de apresentação do projeto elétrico da CEMIG, isso é fato, contudo a CEMIG e a CAIXA já tomaram conhecimento da nossa situação, e estão inertes ao problema. A CEMIG continua fornecendo e liberando carga para esse construtor em outras obras, além de não tentar negociar e resolver o problema diretamente com os moradores. Agora em relação a CAIXA, todos pagaram a avaliação do engenheiro indicado pela CAIXA antes do financiamento, e todos os imóveis foram aprovados, além do seguro que pagamos não reconhece o problema do imóvel, e a CAIXA que não bloqueia o crédito para esse construtor. Sendo assim a responsabilidade é de todos.

    6 0

  • Vergonha | 4 meses, 1 semana atrás

    Sou construtor a 14 anos e nunca ouvi falar que o construtor colocasse 1 padrão para vários aptos....kkkkkk que construtor é esse???? Agora outra observação, eu não sabia que a prefeitura e a caixa aceitasse 1 padrão para um prédio todo. Esse construtor é bom mesmo, igual a 1 casal de construtores que conheço que só faz cagadas por aí, ultimamente no Ipanema para ser mais exato.

    15 1 Responder

    Justiceiro - 4 meses, 1 semana atrás

    Acho que antes de sair acusando é melhor vc verificar a realidade das coisas... existem muitos prédios nessa situação no bairro laranjeiras... e ao contrário do que se pensa não existe um só padrão ... foram feitos padrões individuais para cada apartamento... O problema é de única e exclusiva responsabilidade da Cemig... Ê recorrente no Bairro Laranjeiras a falta de carga da cemig para atender a demanda dos prédios... Enquanto houver gente desentendida que fala coisas sem saber, a Cemig continuará fazendo o q bem quer com os consumidores... Além de cobrar uma das energias mais cara do país...

    4 2

    Sabichão - 4 meses, 1 semana atrás

    Se há somente 1 padrão, certamente essa construção está irregular na prefeitura. Absurdo total com o povo. Há uma caixa de padrão cemig individual em algum local do prédio? Falta só o medidor?

    1 0

  • Degas | 4 meses, 1 semana atrás

    Maos atadas...mas pra vender estão bem soltas!

    14 1 Responder

    Jacinta - 4 meses, 1 semana atrás

    Verdade!!! E desse jeito, como deu bo as mãos dele agora tá atada, mais na hora de vender ela tava mais solta do que pum na multidão

    5 0

  • Moradora do laranjeiras | 4 meses, 1 semana atrás

    Moro n laranjeiras e nosso predio tbem passa por problemas,predios mal feitos e com estrutura fraca,vc compra t tudo bonitinho,depois vem nascente embaixo do predio,rachaduras,infiltrações e tudo mais . E qd vc vai acionar a construtora ela tira do rumo,a caixa tambem.So sobra pagar advogado e tudo mais p ver s resolve. E esse engenheiro da caixa q cobra 700 pela vistoria nem passa n predio,e o da prefeitura aprova nao sei como,pq vc vai la e eles ate a planta d predio deram conta d sumir.

    13 3 Responder

    Sei quem é - 4 meses, 1 semana atrás

    Já sei q Até quem escreveu isso kkkk

    1 2

  • Indignado | 4 meses, 1 semana atrás

    Esse tal de Alercio está enganado todos e fugindo do problema que é dele, pois a companhia Cemig é uma empresa séria, e estando os padrões feitos de acordo com as normas, não tem como não ligar. Agora, é muita inocência desses moradores comprarem um imóvel inacabado, de agora pra frente, haja dor de cabeça.

    13 1 Responder

    Ihhh - 4 meses, 1 semana atrás

    Tem uma tal de ... que é sócio de sua digníssima esposa que o nome começa com ..... que vou te falar viu, tudo que existe de pior no mercado eles usam. Ultimamente estão construindo no Ipanema.

    0 0

    Tênis Novo - 4 meses, 1 semana atrás

    É pq vc não conheceu a Enel, é a mais rouba no Brasil!!!

    0 0

  • Patense | 4 meses, 1 semana atrás

    Absurdo! Responsabilidade total do construtor. Não há de se falar em culpa da Cemig ou da caixa. É fácil transferir sua falta de compromisso e competência para outrem! Tenho certeza que já receberam o valor dos imóveis.

    13 1 Responder

  • gg | 4 meses, 1 semana atrás

    Esse construtor deve esta achando o povo com cara de idiota !! Claro que o padrão e por conta do mesmo !! ele fez isso para ganhar mais dinheiro com a construção!! que ganancia !!

    12 1 Responder

  • ivan | 4 meses, 1 semana atrás

    construtores.... logo vai entrar em vigor uma lei assinada pelo Temer proibindo consumo coletivo . água ainda existe, mas luz como um unico medidor é desonestidade do construtor, ainda mais dizendo que solução depende da cemig problema principal que lei Temer só entra em vigor em dois anos

    11 1 Responder

  • Pedrao | 4 meses, 1 semana atrás

    A construtora tem que se responsabilizar sim os outros padrões de energia estão instalados? Se tiver só falta a Cemig vir e ligar! A solução mais fácil pros condôminos é colocar um relógio no fio que entrar pro apartamento e aí faz o rateio da mesma! Uma dúvida a conta está em nome de quem?

    11 1 Responder

    Flávio Luiz - 4 meses, 1 semana atrás

    Bom dia, o padrão ainda está em nome do construtor "Alercio", a CEMIG alega que o construtor perdeu o prazo para apresentar um projeto elétrico, e comprova através de cartas enviadas para o mesmo, por isso o motivo da CEMIG agora cobrar um valor, ou seja, estão todos errados, e nós os moradores sem padrões de luz.

    4 1

    Absurdo! - 4 meses, 1 semana atrás

    A conta de energia está no nome do construtor. Como ligação provisória!

    5 0

    João Bolão - 4 meses, 1 semana atrás

    Entao ta facil de resolver, so que com medidas drasticas. Fiquem 3 meses sem pagar a conta de luz, eles vao mandar o nome do construtor pro SPC, ai ele rapidinho arruma os padroes. E tem outra existe um site pra denunciar http://fale-conosco.caixa.gov.br/wps/portal/faleconosco/home/formulario/denuncias na caixa que vc denuncia este tipo de irregularidades, enquanto o construtor nao sanar essas irregularidades ele nao pode vender nenhum imovel mais.

    2 1

  • Juliana | 4 meses, 1 semana atrás

    Qual construtora que fez esse lixo? Estou olhando um apto para comprar e quero passar bem longe dessa construtora aí!

    11 0 Responder

  • Muito triste | 4 meses, 1 semana atrás

    Eu tenho pena desses moradores que estão passando por esta situação. Já passei por isso e sei como é... é lamentável ver pessoas que sempre sonharam em ter casa própria estarem vivendo esta realidade. Sei bem do desgaste emocional que estão vivendo. É um absurdo esses construtores desonestos continuarem fazendo isso com as pessoas! IMPUNIDADE NÃO! Acorda Brasil!

    11 0 Responder

  • Vergonhoso | 4 meses, 1 semana atrás

    Isso é uma vergonha, os moradores ter que arcar com danos causados pelos construtores e a CEMIG, um jogando pro outro, é uma falta de respeito , por que quando foi vender os apartamentos sempre foi uma beleza falando que tudo seria certo, pra vender é uma beleza ! Mais pra resolver os problemas ninguém se prontifica a a resolver nada, é uma falta de caráter dos construtores.

    9 0 Responder

    elto - 4 meses, 1 semana atrás

    danos? que danos? O problema ai é simples, caro, mas simples. E o construtor tem sim q arrumar isso. Como q a prefeitura deu habite-se num negocio desse?

    4 1

  • Ananda 4 meses, 1 semana atrás

    Comentário removido pelos leitores. Este comentário foi retirado porque recebeu 20 votos negativos a mais que os positivos.

    Centro comercial Marabá - 4 meses, 1 semana atrás

    Aki no centro comercial Marabá a energia demorou 1 ano até que eles estalou o negócio e a Cemig mesmo o dono do empreendimento Aki teve que pagar um absurdo pra fazer melhoria na rede mas esse construtor aí também está errado de liberar os aps pra moradores devia ter explicado

    1 2

    frank - 4 meses, 1 semana atrás

    tem é que rir, o que tem haver uma coisa com a outra, desculpa, mais procure saber antes, se estão todos ligados, quer dizer que na rua existe demanda de energia para o local, o problema é que so tem um padrão para todos, a chave disjuntora não suporta essa carga e cai, o problema é sim dos moradores e do construtor, como que um "cidadão" maior, vacinado e estudado, compra um apartamento sem saber se vai ter um medidor exclusivo pra ele, já ouviram aquele ditado, "enquanto tiver bobo e estrada esburacada, vai ter nego esperto", cara da construtora é que tinha que fazer os padrões para eles (necessário ver o que manda o contrato), agora, claro que a dita "justiça" poderia interver e julgar logo o caso e passar a quem de responsabilidade.

    1 1

    Palpite - 4 meses, 1 semana atrás

    Pelo que vi no vídeo os padrões estão estalados

    0 0

  • Justo | 4 meses, 1 semana atrás

    Irresponsabilidade dos construtores e do fiscal da prefeitura. Ao construir mais de um imóvel no mesmo terreno é obrigação da construtora colocar uma caixa de energia para cada imóvel, inclusive um padrão geral. Hoje está sendo colocado um cavalete medidor de água para cada imóvel. Isso geralmente é feito pelos construtores para gastar menos na obras. Cemig está certa. Ela somente faz a ligação da energia do poste até o padrão instalado no imóvel. Dentro do imóvel responsabilidade de quem constrói.

    8 1 Responder

  • Cris | 4 meses, 1 semana atrás

    Ao comprar um apto na planta o comprador tem que acompanhar a obra, ao meu ver não deveriam nem ter mudado para esse prédio antes de resolverem o problema. Já fizeram o serviço porco mal intencionado nem espaço no muro pra colocar padrão individual tem, o número do prédio fixado em cima do padrão, que bagunça hein? A pessoa coloca um ar condicionado num prédio que tem um padrão só e não quer que a chave caia? Enquanto a chave está caindo tá bom, quando começar a queimar o eletrodomésticos que a coisa piora. Nesse bairro aí o que mais tem e construção mal feita.

    8 1 Responder

    nathy - 4 meses, 1 semana atrás

    na verdade tem os padrões mas a cemig não liga se não pagar a melhoria na rede, todos os construtores estão sabendo os moradores só ficam sabendo na hora que pede para ligar a energia na cemig, agora se ficarem ligando esse ar condicionado uma hora a fiação não aguenta certeza.

    2 0

  • Esquecimento | 4 meses, 1 semana atrás

    O Erro é o construtor deixar para se preocupar com a energia eletrica por ultimo. A questao da energia tem que ser uma das primeiras coisas a serem analisadas. visto que o sistema da Cemig esta abarrotado e tem que ver se tem disponibilidade. Aí o caboco vende tudo e deixa pra olhar isso depois, aí da problema mesmo. Construtores amadores!

    8 0 Responder

  • VAGNER | 4 meses, 1 semana atrás

    O cara que construiu isso ai devia ter vergonha na cara. Deve ser mais um desses "construtores" q constroem porcarias e somem por ai ganhando dinheiro de gente que luta pra conseguir as coisas. Fela da Fruta. Cria vergonha na cara e conserta esse serviço porco seu. Dez GRAÇA do.

    8 0 Responder

  • CABEÇA | 4 meses, 1 semana atrás

    ABREM O OLHO ANTES DE COMPRAR PRA NAO COMPRAR GATO POR LEBRE, EXISTEM CONSTRUTORAS SÉRIAS, RESPONSAVÉIS QUE DÂO TODA ASSISTENCIA AOS MORADORES, COMPREI UM LA NO IPANEMA E ESTOU SUPER SATISFEITO COM ATENÇAO DO CONSTRUTOR.

    7 0 Responder

  • Betão | 4 meses, 1 semana atrás

    como diria o meu avô: todo dia sai um bobo de casa.

    5 2 Responder

  • uai | 4 meses, 1 semana atrás

    olhar esse tipo de coisa antes de comprar/alugar, evitaria dor de cabeça também.

    5 1 Responder

  • E a prefeitura??? | 4 meses, 1 semana atrás

    Nós construtores sofremos primeiramente com o despreparo dos funcionários da prefeitura, que povinho fraco para trabalhar, todos os dias éuma desculpa esfarrapada, cada um mais preguiço que o outro, principalmente o secretário que assina os alvarás de construções.... é um cavalo.

    4 18 Responder

  • Lagoense Feliz | 4 meses, 1 semana atrás

    Na minha modesta opinião, estas pessoas deveriam ter lido o contrato de compra e venda, cresceram o olho no preço baixo do imóvel e dançaram. JSF

    4 10 Responder

    Calate - 4 meses, 1 semana atrás

    O bicudo , vc nem sabe o valor que pagaram nesses aptos, isso é malandragem do construtor, que usou o padrão do condomínio para construir, é não fez a ligação de cada apto individual.

    2 3

  • Advogado | 4 meses, 1 semana atrás

    A responsabilidade é do construtor de acordo com o Código de Defesa do Consumidor. Se quiserem me procurem que entro com a ação competente.

    4 4 Responder

    Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk - 4 meses, 1 semana atrás

    Legal facinho de te achar .... kkkkk advogado do c. Só se for

    3 4

  • Cristiano | 4 meses, 1 semana atrás

    É realmente um absurdo o descaso dessas empresas com os moradores. Eles pagam o q lhes são cobrados em contrato, no entanto, as responsabilidades contratuais às vezes não são cumpridas por parte dessas empresas envolvidas e as mesmas não se empenham em resolve-las. Complicado realmente esse descaso e a burocracia para se fazer resolver quaisquer problemas!.

    4 3 Responder

  • Advogado | 4 meses, 1 semana atrás

    Moradores: arquem com todos os custos, junte todos os documentos de despesas e custos que tiverem e entrem com uma ação civil buscando ressarcir os custos e indenizacao. só assim resolverão.

    4 1 Responder

    Kkkk - 4 meses, 1 semana atrás

    Companheiro vc deve tá passando fome né ficar ae se oferendo toda hora vai caçar alguma coisa pra vc fazer kkkkk

    3 3

  • nando | 4 meses, 1 semana atrás

    A coisa complicou e na justiça vai piorar porque o juiz vai mandar o construtor instalar os padrões :cop:

    4 0 Responder

  • Mão branca | 4 meses, 1 semana atrás

    se for comprar um ap. nas bandas do gramado e for o Fernando que fez, compre de olhos fechados.

    3 14 Responder

    Décio Pinto - 4 meses, 1 semana atrás

    se alguém não entendeu pode comprar sem medo , tudo materiais e mão de obra de primeira.

    1 0

  • FLOR DE LIZ | 4 meses, 1 semana atrás

    Ambos estão errados. No caso da construtora onde está o padrão do condomínio; visto que esse era da fase de construção e encontra-se no lote vizinho? Devem instalar um único padrão porém com vários relógios sendo um para cada apto e um para área em comum (onde somente este valor será dividido). Quanto a CEMIG, a questão da melhoria da rede elétrica é de total responsabilidade da cia energética; mas eles não fazem a menor questão de fazer a melhoria. Todas as construtoras são obrigadas a arcar com um gasto de 40 mil - 60 mil pra que consiga fazer essa melhoria e só depois de muito desgaste a Cemig reeembolsa a construtora UMA PEQUENA PARTE DESSE VALOR.

    3 5 Responder

    Eu - 4 meses, 1 semana atrás

    Vc está totalmente enganado, seu florzinha, todo esse problema é de responsabilidade da prefeitura e do construtor.

    1 2

  • Tênis Novo | 4 meses, 1 semana atrás

    Se vcs soubessem um pouco do tanto q essas companhias energéticas roubam, é pq vai pro lado do mais fraco, dos construtores... Devíamos nos juntar e acabar com essa roubalheira dessas companhias... Eles são uma máfia tão organizada q roubam e ainda saem como os bonzinhos da história, quanto hipocrisia ???????? .... Até q a daqui de Patos "por enquanto" está roubando pouquinho, mais daqui um tempo vcs vão ver as contas de vcs suuubindoo???????? e o povo patense irão concordar pq sempre eles terão alguém para aliciar a culpa... Do Goiás a tal da Enel está arrebentando com os goianos, e como a corda já foi lançada não tem como eles fazerem mais nada!!!

    3 4 Responder

  • OBSERVADOR | 4 meses, 1 semana atrás

    Pode observar que os atuais predios seguer tem autorização e plano de combate a incêndio. Todos tem alvara do municipio sem esta prerrogativa....ai na ora de um incendio a culpa e dos bombeiros que demoraram. E nao construtor e municipio que deveria fazer a prevenção e primeiro combate ate chegada dos profissionais.

    3 1 Responder

carregar mais comentários