Os moradores cobram uma limpza no córrego Baú.

Os moradores de Pindaíbas já não sabem mais o que fazer para conseguir água. Eles disseram que estão há 48 horas sem abastecimento de água pela Copasa. Eles argumentam que o problema acontece por falta de manutenção no local de captação da água. A Copasa disse que vai enviar caminhões pipa para fazer o abastecimento.

A moradora, Heloisa Helena, disse que a falta d’água está acontecendo porque uma plantação de paina está impedindo que a água do Córrego Baú chegue ao reservatório onde a Copasa faz a captação. Ela também destacou que este local também está assoreado e precisa fazer uma manutenção para melhorar a coleta d’água.

Segundo a moradora, praticamente todo mundo de Pindaíbas está sem água nas torneiras. “Nós fizemos uma reunião com o Codema que nada se opôs quanto à limpeza do lugar. Água tem no córrego. O problema é a falta de manutenção”, ressaltou. Outros moradores entraram em contato com o Patos Hoje e cobraram providências.

Eles aproveitaram para reclamar dos preços das contas d’água. Segundo eles, os valores também sofreram reajuste. O Patos Hoje conversou com o engenheiro responsável pelo sistema de abastecimento em Patos de Minas, Júlio César Caetano, e ele falou sobre o sério problema vivido pelos moradores de Pindaíbas. Segundo ele, o problema de abastecimento no distrito é mesmo por falta d’água.

O engenheiro informou que não é a questão das painas que está impedindo a água de chegar ao reservatório. De acordo com ele, as nascentes existentes nas imediações se secaram e não há mesmo água para os moradores. Ele destacou que a situação é realmente séria e que pode faltar água para todo mundo.

Ele chamou a atenção para uso indiscriminado de água nas propriedades rurais e pediu mais consciência da população para os cuidados com o meio ambiente. “Nós vamos encaminhar caminhões pipa para a comunidade para não deixar as pessoas sem água”, disse.