Sede da Copasa na cidade de Lagamar.

Já imaginou ficar quatro dias sem receber água tratada em casa? É o que está acontecendo com moradores da cidade de Lagamar. Eles reclamam que o problema vem se arrastando há cerca de 4 anos e que já cansaram de cobrar explicações da Copasa, mas que a situação permanece sem solução. Esta semana, os vereadores convocaram diretores da Companhia para se explicarem.

Em pleno período de chuva, os moradores da cidade de Lagamar sofrem com a falta d’água. O problema ocorre nos mais diferentes bairros e até mesmo no centro da cidade. E além da precariedade do serviço de abastecimento, os moradores reclamam também da qualidade da água que chega às torneiras. O psicólogo Luiz Ricardo Duarte tirou fotos das roupas lavadas com água da Copasa. “Elas saíram mais sujas do que entraram”, reclamou.

A água suja causa outros transtornos, como a sujeira nos reservatórios e danos às máquinas de lavar. O senhor Altamir Francisco de Jesus disse que a sua máquina já estragou duas vezes. Quando isso ocorre, os moradores de Lagamar tem que se dirigir até a cidade de Vazante para fazer os reparos. Eles cobram uma solução para o problema.

A Copasa é a responsável pelo abastecimento de água na cidade de Lagamar. O contrato venceu, mas a Câmara aprovou em 2015 uma autorização para o Poder Executivo renovar o contrato de prestação de serviço de abastecimento de água. O novo contrato ainda não foi assinado e nada foi feito para resolver o problema.

Diante da irritação dos moradores com a falta d’água e das constantes reclamações, os vereadores decidiram convocar diretores da Copasa para prestarem esclarecimentos. O requerimento foi assinado pelos nove vereadores da cidade. A audiência com os representantes da Companhia deve acontecer no dia 07 de março, a partir das 15h30.  Eles querem uma solução definitiva para o problema.

Autor: Maurício Rocha