O prefeito José Eustáquio recebeu os moradores em seu gabinete.

Dezenas de moradores da zona rural de Patos de Minas foram até a Prefeitura Municipal na tarde desta segunda-feira (11) cobrar que a Escola João Gualberto de Amorim, na comunidade do Curraleiro, não seja fechada. Os moradores foram recebidos pelo Prefeito José Eustáquio e relataram todos os problemas que os filhos terão, principalmente com aumento nos trajetos. O Prefeito garantiu que a escola não será fechada, mas deve haver remanejamento.

Os moradores foram em três ônibus até a prefeitura pedir que a escola não seja fechada. Acir Fernandes Pereira foi um dos que cobrou a manutenção da escola como funciona atualmente. Ele contou que os filhos terão que acordar muito mais cedo para conseguir chegar à escola, caso haja o remanejamento para a Escola na Comunidade de Alagoas, como está sendo imaginado.

Amiro Pereira Camargos, que atualmente conta com 4 filhos estudando na Escola do Curraleiro, destacou que o fechamento da escola vai cansar muito os alunos e ele está preocupado com a qualidade do ensino. Ele destacou que a educação da escola é de boa qualidade e que isso vai acabar superlotando a escola de Alagoas.

Foram três ônibus de pais de estudantes até a Prefeitura. Eles argumentam que a escola possui 121 alunos atualmente e que o remanejamento vai acabar por condenar a instituição ao fechamento. Os vereadores Isaías Martins, Batista, Mauri e Dalva Mota participaram da reunião em apoio à manutenção da escola.

Alguns moradores chegaram a implorar para que não seja feito o remanejamento. Eles também salientaram que não aceitam a mudança, porque provocará a multisseriação das turmas o que vai piorar a qualidade da educação oferecida aos alunos. Isso significa que alunos em séries diferentes poderão estudar em uma mesma sala de aula.

Moradores das comunidades de Boassara, São Luís de Baixo, Bebedouro, Barrerinho, Porto das Posses, Curraleiro, Capela das Posses e Mata do Brejo participaram da reunião. O Prefeito José Eustáquio os recebeu em seu gabinete e garantiu que não irá fechar a escola. Ele destacou que o que está sendo pensando é acabar com a duplicidade de rotas.

Ele contou que há locais de onde partem dois veículos de transporte, um para o Curraleiro e outro para Alagoas, o que deverá ser apenas um. José Eustáquio ouviu as reivindicações e informou que uma reunião está marcada para esta terça-feira (11) na Escola João Gualberto de Amorim com a Secretária de Educação, Fabiana Ferreira. Nesta reunião, os moradores serão informados sobre as mudanças e poderão fazer suas reivindicações.