O Programa de Inclusão Digital Rural, promovido pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas está fazendo sucesso entre os moradores do campo. O programa foi instituído pela CNA – Confederação Nacional da Agricultura e pelo SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, em convênio com 10 sindicatos de produtores rurais de Minas Gerais. Pelo convênio, foi montada uma sala na sede do Sindicato, com dez computadores para oferecer aulas de informática básica e internet para produtores, trabalhadores rurais e familiares.

O casal Benedito de Oliveira Filho e Maria Aparecida Queiroz Oliveira viaja 80 quilômetros (ida e volta), três vezes por semana, para assistir aulas do Programa de inclusão Digital. Os dois moram numa fazenda na localidade de Paraíso de Baixo, no município de Patos de Minas. “Eu pensei que era mais difícil, mas agora que estou aprendendo, vejo que é fácil. Só é preciso dedicar e treinar bem”, comentou ele.
O curso de Informática é ministrado por Mário Henrique Andrade, no Sindicato de Patos de Minas, para produtores rurais e familiares, dentro do Programa, promovido pela CNA e SENAR Nacional.

Benedito e Maria Aparecida trabalham com a produção de leite. Sem ter ajudante na fazenda, eles contam que para conseguirem assistir as aulas, deixam tudo organizado e seguem para a cidade. No retorno à noite, é que vão ordenhar novamente, as 22 vacas em lactação. “Este curso é muito importante porque nos ensina a utilizar o computador. Podemos, por exemplo, saber sobre o clima e a temperatura, o preço dos produtos no mercado, além de outros assuntos interessantes”, acrescentou Maria Aparecida. “O próximo passo é comprar um computador e colocá-lo na fazenda, com internet, para aproveitarmos ainda mais”, acrescentou Benedito.