Aos poucos, o lugar foi transformado em um agradável espaço de convivência.

Cansados de esperar uma ação do poder público, moradores do bairro Sebastião Amorim decidiram arregaçar as mangas e cuidar de uma área que antes era usada como ponto de descarte de lixo. A iniciativa partiu de uma aposentada e logo ganhou o apoio de outros moradores. Aos poucos, o lugar foi transformado em um agradável espaço de convivência.

Hoje, quem passa pela avenida Afonso Queiroz e vê o canteiro central todo colorido, bem cuidado e florido, nem imagina que até pouco tempo havia muita sujeira por aqui. Foi a iniciativa da aposentada Maria Lúcia Sales Oliveira que deu jeito na situação. Aos poucos, ela foi retirando o lixo e transformando o canteiro central. Moradores vizinhos reconheceram o esforço da aposentada e vieram ajudar.

Os bancos de madeira foram construídos pelo dono da borracharia em frente. É ele também que doa os pneus para a fabricação dos vasos. “Cada pneu tem uma planta diferente”, explica a aposentada. Recentemente, a praça ganhou uma ligação de água da Prefeitura, o que facilitou o cuidado com as plantas, mas antes regar os jardins era uma dificuldade. “Eu chegava carregar 12 baldes de água por dia para regar as plantas”, disse Maria Lúcia.

As crianças adoram o novo espaço, que elas também ajudaram a construir. Natally Júlia de Oliveira, de 10 anos, diz que aprendeu a gostar das plantas com a avó Maria Lúcia. E elas querem mais. A dona Maria Lúcia é apaixonada por flores e quer ganhar muitas mudas para colorir ainda mais o canteiro central da avenida Afonso Queiroz.

As pessoas que tiverem mudas de rosas e quiserem doar para a dona Maria Lúcia, o telefone de contato dela é o (34) 99774 3232.

Autor: Maurício Rocha