Os medicamentos estavam em via pública.

Um morador encontrou nesta quinta-feira (07) em Patos de Minas diversos medicamentos descartados em via pública. Além de causar riscos para a população, principalmente crianças que podem fazer a ingestão, os remédios podem trazer danos ao meio ambiente e aos animais. Em Patos de Minas, o descarte irregular pode gerar multas. Os remédios podem ser levados até uma Unidade de Saúde mais próxima para serem descartados de forma correta.

Os medicamentos foram localizados na Rua Tomaz de Aquino, local de grande movimento. Foram encontrados diversos tipos de remédios, sendo que alguns estavam vencidos e outros com data de validade ainda para 2019. O morador, Wenderson Lázaro, foi quem encontrou os medicamentos. Temendo que algo pudesse ocorrer, principalmente com crianças, ele resolveu recolhê-los para conferir a destinação correta.

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal, em Patos de Minas, os profissionais de saúde possuem um Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) e contrato com uma empresa que realiza o transporte e a destinação final dos resíduos de serviços de saúde, de acordo com a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 306/2004. O descarte inadequado de medicamentos pode acarretar em sanções administrativas, conforme a Lei Complementar Municipal nº 367/12.

A assessoria ressalta que os problemas causados pela presença dos compostos de medicamentos no ambiente ainda não são muito bem conhecidos. “Sabe-se que os medicamentos diluídos em água podem interferir no metabolismo e no comportamento de organismos aquáticos. Há remédios que são persistentes e se acumulam no meio ambiente, além dos riscos de doenças que podem causar na população e em animais, já que podem encontrá-los descartados no lixo e utilizá-los. Os antibióticos também são preocupantes porque quando expostos ao meio ambiente, tornam as bactérias encontradas no local resistentes ao antibiótico em questão”, afirmou.

A Vigilância Sanitária orienta as pessoas para evitar a contaminação ambiental de medicamentos.

Uso racional de medicamentos:
Refere-se “à necessidade de o paciente receber o medicamento apropriado, na dose correta, por adequado período de tempo, a baixo custo para ele e a comunidade”. Use medicamento de forma racional, sem exageros, sem automedicação e não interrompa o tratamento por conta própria. Também exija do seu médico uma prescrição completa e coerente, sem desperdícios.

Evite desperdícios:
Ao comprar medicamentos, sem a utilização de critérios ou em grandes quantidades para deixar armazenado em casa, é mais provável que parte passe da validade sem uso e tenha que ser descartado.

Espalhe informação:
Muitas pessoas descartam medicamentos no lixo ou nas redes de esgoto por falta de informação, não por falta de opção. Conte para amigos e familiares que esses medicamentos vencidos podem ser entregues à Unidade de Saúde mais próxima da residência para o descarte ambientalmente correto.

Descarte corretamente:
Se seu medicamento venceu e você só percebeu agora, não o jogue no vaso sanitário ou no lixo. Sabendo dos riscos, o melhor é levar os medicamentos à Unidade de Saúde mais próxima da sua residência para o descarte ambientalmente adequado.