É possível perceber a diferença na cor da água.

Os equipamentos e tubulações instalados pela Copasa para evitar a poluição do Rio Paranaíba, foram flagrados por moradores do bairro São José Operário despejando esgoto in natura nas águas do Rio. A denúncia, acompanhada de um vídeo gravado no local, foi encaminhada à redação do Patos Hoje, que foi até o local para verificar a informação.

A elevatória construída pela Copasa fica nos fundos do bairro São José Operário, bem ao lado do Estádio do Paranaíba. O maquinário tem a função de receber o esgoto daquela região da cidade e encaminhar para a Estação de Tratamento de Esgoto, evitando assim que os dejetos sejam despejados no Rio Paranaíba.

Mas a elevatória não está funcionando como deveria. Grande quantidade de esgoto que chega à elevatória está sendo jogada diretamente no Rio Paranaíba. A poluição é grande. É possível perceber a diferença na cor da água. Além disso, o mau cheio toma conta do lugar e vem acompanhado de uma espécie de cheiro de gás.

Não foi possível precisar o tempo em que o problema vem ocorrendo. O vídeo encaminhado pelo morador foi gravado na quinta-feira (05). Na manhã desta sexta-feira (06), o problema persistia e com uma intensidade impressionante. Segundo o presidente do CIMA, Ivanildo Alves, o problema é mais grave por causa da concentração de esgoto em um único ponto do rio que está com o volume de água bastante reduzido.

Ivanildo explicou que o contrato com a Copasa estabelece que, para fazer a cobrança da Taxa de Esgoto, é preciso que a poluição dos córregos, nascentes e do Rio Paranaíba seja interrompida. No mês de maio, a Copasa anunciou que já está tratando 80% do esgoto produzido em Patos de Minas.

A redação do Patos Hoje entrou em contato com a assessoria de comunicação da Copasa em Patos de Minas e foi informada de que técnicos da Companhia já estão no local tentando solucionar o problema o mais rápido possível.