Publicado em 06/07/2018 por Maurício Rocha
Compartilhe:

Morador denuncia lançamento de esgoto no Rio Paranaíba pela própria tubulação da Copasa

A denúncia, acompanhada de um vídeo gravado no local, foi encaminhada à redação do Patos Hoje, que foi até o local para verificar a informação.

É possível perceber a diferença na cor da água.

Os equipamentos e tubulações instalados pela Copasa para evitar a poluição do Rio Paranaíba, foram flagrados por moradores do bairro São José Operário despejando esgoto in natura nas águas do Rio. A denúncia, acompanhada de um vídeo gravado no local, foi encaminhada à redação do Patos Hoje, que foi até o local para verificar a informação.  

A elevatória construída pela Copasa fica nos fundos do bairro São José Operário, bem ao lado do Estádio do Paranaíba. O maquinário tem a função de receber o esgoto daquela região da cidade e encaminhar para a Estação de Tratamento de Esgoto, evitando assim que os dejetos sejam despejados no Rio Paranaíba.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Medic Imagem

Mas a elevatória não está funcionando como deveria. Grande quantidade de esgoto que chega à elevatória está sendo jogada diretamente no Rio Paranaíba. A poluição é grande. É possível perceber a diferença na cor da água. Além disso, o mau cheio toma conta do lugar e vem acompanhado de uma espécie de cheiro de gás.

Não foi possível precisar o tempo em que o problema vem ocorrendo. O vídeo encaminhado pelo morador foi gravado na quinta-feira (05). Na manhã desta sexta-feira (06), o problema persistia e com uma intensidade impressionante. Segundo o presidente do CIMA, Ivanildo Alves, o problema é mais grave por causa da concentração de esgoto em um único ponto do rio que está com o volume de água bastante reduzido.

Ivanildo explicou que o contrato com a Copasa estabelece que, para fazer a cobrança da Taxa de Esgoto, é preciso que a poluição dos córregos, nascentes e do Rio Paranaíba seja interrompida. No mês de maio, a Copasa anunciou que já está tratando 80% do esgoto produzido em Patos de Minas.

A redação do Patos Hoje entrou em contato com a assessoria de comunicação da Copasa em Patos de Minas e foi informada de que técnicos da Companhia já estão no local tentando solucionar o problema o mais rápido possível.

 

Imagens atualizado em 06/07/2018 • 19 fotos

Autor: Maurício Rocha Postado em 06/07/2018
Compartilhe:

43 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • COLOSSUS | 4 meses, 1 semana atrás

    Quando eu vejo um desembargador dando ganho de causa naquela ação para parar de cobrar taxa de esgoto é que eu vejo claramente que o povo é feito de trouxa. Não há como não duvidar da honestidade dessas pessoas. Basta ver o que o Gilmar Mendes faz no STF. Então, porque não termos esses tipos de coisas nas instâncias menores? Melhor entrevista da televisão foi quando o jornalista disse na cara do marco aurelio mello que não acreditava na justiça brasileira. https://www.youtube.com/watch?v=JepF4UjeKTE

    10 0 Responder

  • Jacinto Pinto | 4 meses, 1 semana atrás

    Engraçado que uma cobrança dessa se arrecada muito dinheiro. Está na hora de ter empreenderes nesse ramo de negócio. Montasse umas três empresas para tratar esse esgoto, garanto que tratava, devolvia limpo, ainda sobrava grana, mas isso tem interesse político no meio, aí a desgraça anda junto.

    11 0 Responder

  • TEREZA RAQUEL | 4 meses, 1 semana atrás

    Posso dizer uma coisa? Se todos que estão alvoraçados nos comentários abaixo, se movessem efetivamente para algo acontecer de verdade, algo aconteceria. O papo é sempre o mesmo, " político só procura quando quer voto", "política isso, aquilo, aquilo outro", " pior prefeito que já existiu"..... Se estão indignados com eles mesmo, quando verem fechem a cara, cobrem deles o que eles propuseram fazer. Não adianta se acomodarem em comentários de portal!

    13 0 Responder

  • Atrás da moita | 4 meses, 1 semana atrás

    Vejam a foto em que há uma placa com os dizeres: Área de segurança. Entrada proibida. "Os infratores estarão sujeitos às sanções previstas na legislação penal." E despejar esgoto diretamente no Rio está sujeito à o que...???

    9 1 Responder

  • Gato por Lebre | 4 meses, 1 semana atrás

    Brasil é o país da impunidade! A Copasa é um exemplo disso. Enquanto não houver moralidade na política, o desmande e a corrupção reina absoluto sobre a população. Há mais de 10 anos que estamos sendo iludidos com essa "tal" de Estação de Tratamento de Esgoto e o que recebemos pelo pagamento obrigatório da "dita" taxa de esgoto cobrada pela Copasa...!!!??? É vergonhoso a falta de tecnologia nas instalações dessas elevatórias. Não há alarme de nível, não há tanque de equalização para bombeamento, não há peneiras de retenção de resíduos sólidos, não há dique de contenção do esgoto para situações de emergência e a DESCULPA é sempre a mesma! Nunca chegaremos aonde a Copasa propôs porque é uma empresa estatal, está protegida pelos corruptos nomeados pelos políticos corruptos...!!! E assim vamos tocando a vida!

    12 0 Responder

  • COPASA LIXO!!!! | 4 meses, 1 semana atrás

    Gente isso está acontecendo há meses, tem no mínimo uns 3 meses,isso pq o fedor dura esse tempo, por se tratar de um local onde tem pouca visibilidade pensaram que ninguém iria denunciar mas o povo esta cansando,(TEM MAIS FOTOS E VIDEOS E VC NO SEU BAIRRO FAÇA O MESMO FISCALIZA) o bairro( sao jose operario/ brasilia) esta largado, veja as so os briquetes das ruas todos com desnível ,sujas, quadra do bairro acabada e essa elevatoria levando mal cheiro pra todo lado e perto de casas com crianças e idosos, vergonha, esta acabando com meio ambiente e nossos bolsos né, sao 9 anos pagando essa taxa de um contrato de 30 anos e fraudulento e nada é feito. FORA COPASA. VERGONHA POLITICA,MP.

    10 0 Responder

  • NEGÃO | 4 meses, 1 semana atrás

    ENQUANTO ESSES POLITICOS SEM POSTURA FICAR SE VENDENDO PARA ESSAS ESTATAIS,VAI CONTINUAR SEMPRE ASSIM, PAIS DE CORRUPTOS SEM TRANSPARENCIA, O QUE ESSA COPASA ROUBA E CONTINUARA ROUBANDO HAJA VISTO QUE CONCORDAMOS COM TUDO QUE ELES FAZEM NA CIDADE, FORA COM ESSA COPASA....

    9 0 Responder

  • Brasil | 4 meses, 1 semana atrás

    bom dia ! ser a que aqui em Patos não tem pessoas competente para fazer uma CPI para investigar está COPASA aqui em PATOS

    7 0 Responder

    Brasil - 4 meses, 1 semana atrás

    fala ai gente tem ou não

    1 0

  • Playboy | 4 meses, 1 semana atrás

    A prefeitura é a MÃE da Copasa.

    7 0 Responder

  • Alvaro | 4 meses, 1 semana atrás

    QUE VERGONHA, TODO MUNDO JA SABE DISSO, KDE AS NOSSAS LIDERANÇAS PRA FAZER ALGUMA COISA! SO APARECEM NAS EPOCAS DE ELEIÇÕES! SO OLHAM NOS PROPRIOS UMBIGOS! Q U E V E R G O N H A! COPASA ME ENVERGONHA, SEUS FILHOS TAMBÉM ESTÃO BEBENDO AGUA DE COCO!!!

    15 0 Responder

carregar mais comentários