Esta espécie de serpente se alimenta de pequenos animais, roedores e aves.

Um morador da comunidade de Mata dos Fernandes decidiu acionar o Corpo de Bombeiros depois de perceber que suas galinhas estavam sendo atacadas dentro do galinheiro. Na manhã deste sábado (26) a equipe comandada pelo sargento Marcelino esteve no local e capturou não só uma, mas duas enormes Jiboias.

Esta espécie de serpente se alimenta de pequenos animais, roedores e aves. As Jiboias estão presentes nesta região e são cercadas de mitos. Há quem diga, por exemplo, que o sopro da cobra e pode causar danos a saúde. Na verdade as Jiboias não possuem veneno e o sopro, seguido de um urro, nada mais é do que a eliminação de ar dos pulmões.

A Jiboia é de índole pacifica e nunca ataca o homem. Ao contrário, foge à sua aproximação. Porém, quando ameaçada, ela fica à espreita e ataca suas presas. Esta cobra mata suas presas por constrição. Ela enrola-se em torno da vítima contraindo sua forte musculatura até interromper a circulação de sangue, provocando a morte da presa.

A Jiboia é a segunda maior serpente do Brasil, perdendo apenas para a Sucuri. Esta espécie pode chegar a 5 metros de comprimento e pesar até 50 quilos. Esta cobra tem papel importante no equilíbrio da fauna silvestre e não devem ser mortas. De acordo com o sargento Marcelino, as duas cobras capturas nesse final de semana foram levadas para um lugar seguro.

Autor: Maurício Rocha