O vice-governador Antônio Andrade ganhou a liberdade nessa segunda-feira (12).

O vice-governador Antônio Andrade ganhou a liberdade nessa segunda-feira (12), após decisão do Superior Tribunal de Justiça. O ministro do STJ Nefi Cordeiro concedeu Habeas Corpus, não só ao vice-governador como também para todos os envolvidos na Operação Capitu  que estavam presos desde a última sexta-feira.

Também foram soltos o deputado estadual, João Magalhães (MDB), os executivos da JBS, Joesley Batista, Ricardo Saud e Demilton Antônio de Castro e o ex-conselheiro fiscal da JBS, Florisvaldo Caetano de Oliveira,  os advogados, Odo Adão Filho, Mauro Luiz Rodrigues de Souza e Araújo, Ildeu da Cunha Pereira, Mateus de Moura Lima, Cláudio Soares Donato, José Francisco Franco da Silva Olibeira, Marcelo Pires Pinheiro e Fernando Manuel Pires Pinheiro e os empresários Walter Santana Arantes e Waldir Rocha Pena.

Os presos na Operação Capitu desencadeada pela Polícia Federal na última sexta-feira são acusados de receberem vantagens do Grupo JBS para emitirem medidas provisórias que beneficiassem a empresa. Na época, Antônio Andrade foi Ministro da Agricultura e teria assinado duas medidas provisórias. Ele nega. Em nota, o vice-governador disse que já prestou todos os esclarecimentos e colocou à disposição da Justiça sua declaração de bens e também de seus familiares.

O  Ministro do STJ, Nefi Cordeiro que concedeu liberdade aos acusados entendeu que houve excesso nas ordens de prisão. O ministro explicou que “esconder fatos hoje não significa que se prejudique a colheita de provas, mesmo investigatórias, do limite fático já revelado e criminalmente perseguido”. Segundo Cordeiro é ilegal  prisão por descumprimento de delação premiada.