O ministro da agricultura, Antônio Andrade, estará em Carmo do Paranaíba na noite desta sexta-feira (13). Ele será recepcionado na entrada da cidade, onde terá encontro com lideranças da região. O atual momento vivido pelos cafeicultores deverá estar na pauta da reunião.

No final do mês passado, Antônio Andrade anunciou aos cafeicultores a possibilidade de renegociação das dívidas. Com o preço da saca de café sendo comercializada bem abaixo do custo de produção, os cafeicultores enfrentam dificuldades. Com a possibilidade de renegociação, os cafeicultores terão fôlego para trabalhar.

No caso dos contratos de custeio e comercialização, os cafeicultores deverão quitar primeiramente 20% do total da dívida. Os 80% restantes poderão ser pagos em até cinco anos, sendo a primeira prestação apenas em 2015, de acordo com o período de obtenção de renda do agricultor. Já as dívidas de investimento podem ser prorrogadas para até um ano após a data prevista para o vencimento do contrato ou incorporadas ao saldo devedor e redistribuídas nas parcelas restantes.

Na reunião em Carmo do Paranaíba, o ministro Antônio Andrade também deverá anunciar recursos para os municípios da região. Em Patos de Minas, os cafeicultores reivindicam apoio do Governo Federal para a conclusão da instalação de um campo experimental do café. A iniciativa é da Associação dos Cafeicultores.

A visita do ministro da agricultura à Carmo do Paranaíba está marcada para as 19h.

Autor: Maurício Rocha