Copasa de Patos de Minas.

O Ministério Público de Minas Gerais abriu inquérito civil público contra a Copasa para apurar as inúmeras reclamações de falta de água e denúncias de que a Companhia estaria fornecendo água com qualidade inferior e também por fazer cobrança indevida.  O promotor de justiça, José Carlos de Oliveira Campos Júnior, determinou a inspeção nas instalações e nos equipamentos usados pela Copasa em Patos de Minas.
As reclamações em torno dos serviços prestado pela Copasa se multiplicaram nos últimos dias.

Consumidores de diferentes bairros se queixam da falta de água. Existe relato de morador que ficou até quatro dias de torneiras vazias. Além disso, a Companhia enfrenta reclamações relacionadas à qualidade da água e também denúncia de que os hidrômetros estariam girando antes mesmo da água chegar. E para piorar, os canais de atendimento da Companhia não estariam informando a população.

Foram essas queixas que levaram o Ministério Público a abrir a investigação: “Apurar notícia de violação aos direitos dos consumidores, decorrente da interrupção na prestação dos serviços de fornecimento de água prestados pela COPASA em Patos de Minas, em diversos bairros, além da cobrança indevida nas faturas dos usuários dos serviços de abastecimento hídrico da COPASA em Patos de Minas, possivelmente oriundo de vício de qualidade dos hidrômetros fornecidos pela empresa concessionária e deficiência dos canais de atendimento ao consumidor para informações sobre a interrupção e a retomada dos serviços.”

Ao abrir o inquérito, o promotor de justiça – José Carlos de Oliveira Campos Júnior determinou a realização, de forma urgente, de inspeção nas instalações e equipamentos usados pela COPASA em Patos de Minas para abastecimento de água da cidade, com análise de sua adequação à atual demanda, quanto à qualidade da água fornecida nos diversos bairros da cidade, idoneidade dos aparelhos empregados para aferição de consumo (hidrômetros) e verificação da eficiência dos canais de atendimento ao público para a manutenção da população informada sobre a interrupção dos serviços e previsão de retomada. CLIQUE AQUI para ver o inquérito civil público na íntegra.

A Copasa garante que a água fornecida à população é de boa qualidade. No caso dos vermes encontrados em uma residência no Quebec, por exemplo, a Companhia informou que a caixa d’água do morador é que estava contaminada. Já em relação à falta de água em diferentes bairros, a Companhia informa que o consumo de água na cidade aumentou muito nas últimas semanas, tornando a estrutura da empresa insuficiente.