Ministério Público abre inquérito contra Copasa por falta d’água e possível cobrança irregular

As reclamações em torno dos serviços prestado pela Copasa se multiplicaram nos últimos dias.

publicado em 13/10/2020, por Maurício Rocha


Copasa de Patos de Minas.

O Ministério Público de Minas Gerais abriu inquérito civil público contra a Copasa para apurar as inúmeras reclamações de falta de água e denúncias de que a Companhia estaria fornecendo água com qualidade inferior e também por fazer cobrança indevida.  O promotor de justiça, José Carlos de Oliveira Campos Júnior, determinou a inspeção nas instalações e nos equipamentos usados pela Copasa em Patos de Minas. 
As reclamações em torno dos serviços prestado pela Copasa se multiplicaram nos últimos dias.

Consumidores de diferentes bairros se queixam da falta de água. Existe relato de morador que ficou até quatro dias de torneiras vazias. Além disso, a Companhia enfrenta reclamações relacionadas à qualidade da água e também denúncia de que os hidrômetros estariam girando antes mesmo da água chegar. E para piorar, os canais de atendimento da Companhia não estariam informando a população. 

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Rota Pop

Foram essas queixas que levaram o Ministério Público a abrir a investigação: “Apurar notícia de violação aos direitos dos consumidores, decorrente da interrupção na prestação dos serviços de fornecimento de água prestados pela COPASA em Patos de Minas, em diversos bairros, além da cobrança indevida nas faturas dos usuários dos serviços de abastecimento hídrico da COPASA em Patos de Minas, possivelmente oriundo de vício de qualidade dos hidrômetros fornecidos pela empresa concessionária e deficiência dos canais de atendimento ao consumidor para informações sobre a interrupção e a retomada dos serviços.”

Ao abrir o inquérito, o promotor de justiça – José Carlos de Oliveira Campos Júnior determinou a realização, de forma urgente, de inspeção nas instalações e equipamentos usados pela COPASA em Patos de Minas para abastecimento de água da cidade, com análise de sua adequação à atual demanda, quanto à qualidade da água fornecida nos diversos bairros da cidade, idoneidade dos aparelhos empregados para aferição de consumo (hidrômetros) e verificação da eficiência dos canais de atendimento ao público para a manutenção da população informada sobre a interrupção dos serviços e previsão de retomada. CLIQUE AQUI para ver o inquérito civil público na íntegra.

A Copasa garante que a água fornecida à população é de boa qualidade. No caso dos vermes encontrados em uma residência no Quebec, por exemplo, a Companhia informou que a caixa d’água do morador é que estava contaminada. Já em relação à falta de água em diferentes bairros, a Companhia informa que o consumo de água na cidade aumentou muito nas últimas semanas, tornando a estrutura da empresa insuficiente.

Autor: Maurício Rocha Postado em 13/10/2020
Compartilhe:

42 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes, fake news ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve-se ter ciência de que poderá ser responsabilizado cível ou criminalmente!

Os comentários que receberem 100 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Jjunior | 6 dias, 9 horas atrás

    O povo ao invés de reclamar da copasa, pq não cobra do senhor governador, e pede ele pra abrir mão do lucro que ele tira da empresa pra entregar para acionistas, e investe em mão de obra e equipamentos para servir melhor a população?tb reconheço que o serviço precisa melhorar e muito,mas isso e reflexo da má adm que o próprio governador colocou la, alias e bom a população ir acostumando pq o presidente da copasa e dono tb de uma empresa do setor privado de saneamento. VAMOS PENSAR POVO, VAMOS PROCURAR AONDE ESTÃO OS ERROS, ABRE O OLHO POVOOOOOO.........

    0 0 Responder

  • Gisele de Oliveira Matos Damasceno | 6 dias, 10 horas atrás

    Achei que era só eu que estava indignada com a copasa o hidrômetro não para de girar as contas altíssima, e sem retorno algum, já fiz várias reclamações no telefone e ninguém resolve nada.

    0 0 Responder

  • Rosa, Muito difícil falar com a Copasa,as contas estão um a | 6 dias, 12 horas atrás

    Sou de Brasília de Minas, aqui também o hidrômetro não para de girar,as contas estão chegando um absurdo, e está muito difícil falar com a Copasa

    0 0 Responder

  • Delei | 6 dias, 14 horas atrás

    Sou Pouso Alegre MG, O que a COPASA vem fazendo é uma tremenda palhaçada. É uma falta de respeito com o consumidor Atendimento que deixa a desejar serviços de péssima qualidade e cobranças contas absurdas

    0 0 Responder

  • Tania Oliveira | 6 dias, 15 horas atrás

    Incluam Diamantina nesta queixa. Descaso e desrespeito, pois nem atendem Telefone.



    0 0 Responder

  • Augusto Simões | 6 dias, 22 horas atrás

    Muito obrigado pela sua iniciativa Sr promotor, mas além da falta de água em vários bairros da cidade a muitos dias esse calor e tempo seco, crianças e idosos em casa É correto pagar por AR ! Investiga esse ponto que todos nós estamos querendo saber, hidrômetro desligado está girando o quê faço. Está chegando as eleições e estão falando disso e aquilo, MAS resolver, nem de longe.

    0 0 Responder

  • Apocalipse | 1 semana atrás

    Construção civil esta parada. Profissionais da construção civil não estão trabalhando por falta d'água. Muitos trabalham por dia e não IRÃO receber. Acredito que estão sucateando a copasa para vende-la para china. Aí pergunto a vocês pra que serve esses políticos de Patos de Minas. Pra que serve esse deputado estadual daqui. Uma verdadeira unha encravada. Reclamam do consumo e da água do Rio. Cade o eservatorio . Lagoa formosa com sua empresa municipal e arrecada menos já tem seu reservatório. O resto é blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá.

    1 0 Responder

  • Apocalipse | 1 semana atrás

    Construção civil esta parada. Profissionais da construção civil não estão trabalhando por falta d'água. Muitos trabalham por dia e não IRÃO receber. Acredito que estão sucateando a copasa para vende-la para china. Aí pergunto a vocês pra que serve esses políticos de Patos de Minas. Pra que serve esse deputado estadual daqui. Uma verdadeira unha encravada.

    1 0 Responder

  • Apocalipse | 1 semana atrás

    Muito blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá, mas não resolvem nada. Parece que existe um mensalão da copasa com os politicos como o da Petrobras. Nessa época de eleição costumam aumentar os valores de consumo dos clientes de 3 até 20 reais. E porque até agora a copasa não fez um reservatorio como aquela pequena empresa municipal de Lagoa Formosa. Esse contrato e incompetência da copasa cheira corrupção.

    2 0 Responder

  • Jessica Soares | 1 semana atrás

    Pois bem!Aqui em Vespasiano e na cidade de Ribeirão das Neves em especial no bairro Veneza não está diferente! Os valores estão um absurdo, teve uma madrugada que a minha caixa d'água demorou 2 horas para encher. O Ministério Público poderia se estender para todas as cidades. Nós aqui não temos voz ativa.

    1 0 Responder

  • Helena | 1 semana atrás

    Boa tarde, Em esmeraldas vivemos a mesma situação A mesma resposta que recebemos da prestadora do serviço

    1 0 Responder

  • José | 1 semana atrás

    Isso tudo e uma piada !! O que o atual governo quer e entregar a empresa para iniciativa privada para lucrar !! A empresa está em decadência em relação a equipamentos e prestação de serviço devido a verba e reposição de matérias que o governo deveria investir e não e feito , no intuito de sucatear a empresa para poder entregar a iniciativa privada abre o olho população a COPASA e nossa e de MINAS não se entrega ÁGUA para iniciativa privada , devemos fiscaliza e cobrar melhoria e não a privatização .

    4 5 Responder

    Jessica - 1 semana atrás

    Não sei o que eles querem mas não acho justo uma fatura de 70,00 passa para 590,00 e fica por isso mesmo! Ao tenta resolver fui informada que tinha que paga. Não utilizei esse valor até pq não tem vazamento nem muita gente em casa.

    1 0

    Gilmar - 6 dias, 22 horas atrás

    Meu amigo !Nao vejo a necessidade da existência da Copasa.Tome por exemplo Uberlândia, patrocínio,lagoa Formosa.Quando o município toma conta e faz os investimentos necessários não falta água e o esgoto é tratado devidamente.Chega de pagar salários altos e mordomias para os funcionários da Copasa .Que tratam os clientes como se tivessem fazendo favor. O ticket refeição deles é maior que o salário de muitos em torno de 1200,00

    0 2

  • Gabriela | 1 semana atrás

    Minha conta veio 4 x o valor normal e não índigo fazer reclamação pois a Copasa está fechada e o telefone desligado, alguém sabe como eu devo proceder ?

    5 1 Responder

  • Siqueiro | 1 semana atrás

    Da nada não gente já viu alguém ganhar causa do estado ou de prefeitura.....e n venham comentar q a Copasa n é do governo... esqueçam esse Arnaldo tentou vai tentar e nunca vão conseguir só lorota....enquanto n acabar esse contrato esqueçam.

    2 2 Responder

  • Helder | 1 semana atrás

    O desmonte da Copasa está a passos largos, entregarão para a iniciativa privada e aí a moçada vai chorar direito, o governo Zema é atrelado as companhias estrangeiras de olho na água e energia do estado, água e energia não se privatiza , esse governo é que tem ser cobrado.

    8 4 Responder

  • SÉRGIO RICARDO DE CAMPOS OKADA | 1 semana atrás

    MEUS PARABÉNS AO MINISTERÍO PUBLICO, E UMA PIADA O QUE ESTÃO FAZENDO COM A POPULAÇÃO UM SERVIÇO DE PESSIMA QUALIDADE CONTAS ALTAS E AINDA POR CIMA TEM A FALTA DE ÁGUA TEM QUE SER REVISTO O CONTRATO COM A MESMA A CEMIG TAMBÉM NÃO FICA ATRAZ COM SUAS CONTAS ALTAS????.

    4 1 Responder

  • Adaiana | 1 semana atrás

    Aluguei uma casa dia 02/10 que a água estava desligada e no mesmo dia fiz a solicitação de religamento e troca de titular e todos os dias ligam e esperando quando foi dia 09/10 ligo e me falam que minha solicitação foi cancelada, pleno final de semana com feriado ....esses dias todos no calor com criança pequena em casa e a única coisa que eles falam que tenho que abrir outra solicitação e aguardar. Uma falta de respeito porque se atrasamos alguma conta eles vão rápido cortar pode ser até feriado agora pra lugar e essa palhaçada.

    6 1 Responder

  • Autor desconhecido | 1 semana atrás

    Tem mais é que meter... nessa copasa! Pelo Amor de Deus, que ... é essa???????????? a água chega 2 horas da madrugada....agente trabalha fora,e quando chega em casa não tem água nas torneiras afffff.. tô de saco cheio! Pago 48.00 só de taxa de esgoto pra essa ... de copasa. Moro aqui no Bairro nossa Senhora de Fátima! Falta todos os dias inclusive no Domingo. Autoridades pelo amor de Deus, toma alguma atitude pelo povo Patense

    3 1 Responder

  • Gabriel | 1 semana atrás

    Sou de Betim MG, estou sem água a 9 dias já e ninguém na Copasa veio em minha casa, já tenho várias reclamações sobre isso, podiam investigar aqui tbm já que não tenho água bem para beber.

    5 1 Responder

  • carlos | 1 semana atrás

    FORA COPASA, JÁ BASTA, PATOS PRECISA TER SEU PROPRIO DEPARTAMENTO DE ÁGUA.

    8 1 Responder

  • Geraldo | 1 semana atrás

    Eles me atribuíram 2 vazamentos gigantescos, onde tive 3 contas, com o valor de R$1954,00, R$560,00 e R$413,00. Numa das contas, o montante "vazado", foi de 114 m³. Engraçado que o vazamento era superficial, mas não teve surgência, tampouco infiltração, em um muro com menos de 3 metros do vazamento. Pra vazar esse monte de água, o cano teria de estar rompido por completo, e gastaria os exatos 32 dias, de faturamento, para alcançar esse volume. Gozado, porque a minha caixa d'água estava enxendo. Essa empresa rouba, extorque, degrada, desdenha, enfim, só prejudica! Fora

    9 4 Responder

  • Luke | 1 semana atrás

    Sabem o que gostaria mesmo de fazer? Ficar em frente da diretoria da COPASA, dos representantes do Ministério Público, secretários e Governador e dizer: VÃO TODOS LAMBER SABÃO. Na verdade eu queria mesmo é mandar todos a PQP mas sou muito educado rsrs...

    8 0 Responder

  • #ForaCopasa | 1 semana atrás

    Chega né. 12 anos pagando por serviço caro e de má qualidade e outros que não existe. Água cara, taxa de esgoto cara e péssimo serviço em fornecimento de água, tratamento de água e os tampa buracos que são de péssima qualidade, estragando ainda mais as vias da cidade. Nesse momento no são José operário e Brasília está sem energia , cai e volta deste ontem 8horas e água em certos momento faltou. CEMIG E COPASA tudo do Governo , e péssimas empresas

    9 3 Responder

    Marcos - 1 semana atrás

    Privatiza mesmo...vamos viver o Mad Max do cerrado em breve ( seca e falta de água)...A luta pela água...coloca na iniciativa privada...que visam sempre o lucro...esse lobby todo do P.H. contra a COPASA tem alguma empresa por trás já...kkkkk

    9 1

  • Eu | 1 semana atrás

    Já era hora, a Copasa fica sem fornecer água esse tempo todo mas se ficar sem pagar a conta, rapidinho eles vão e cortam. Fala sério viu, estou de saco cheio com essa Copasa. Eles falam que o consumo aumentou, mas se esqueceram que estamos vivendo a pandemia, e o que temos que fazer a todo momento lavar as mãos, e ainda tem esse calorão, temos que nos hidratar. Esqueceram que isso se faz com água?

    6 1 Responder

  • SEM ÁGUA | 1 semana atrás

    Ja era hora ne, faz 8 dias q não chega água porque moro em apartamento, e quando chega tem pouca pressão e muito ar, e a água não sobe pra caixa assim deixando todos do prédio sem água. E revoltante fica tanto tempo sem água, e ainda pagar caro pelo serviço.

    7 0 Responder

  • Katia do QUEBEC | 1 semana atrás

    Enquanto isso as ações da Copasa Copasa estão em alta na Bolsa de valores de SÃO PAULO.....

    4 0 Responder

    Bruno - 1 semana atrás

    Não é verdade, o que subiu, já caiu novamente, caindo mais de 30%. De R$ 71,00 hoje está valendo R$ 47,00

    2 2

    Rubens Jr. - 1 semana atrás

    KÁTIA DO QUEBEC - a COPASA é uma sociedade de economia mista! O que tem a ver a falta de água da COPASA em PATOS DE MINAS e uma Ação do Ministério Público, com a valorização de suas ações na BOVESPA? NADA, absolutamente nada - a cidade de Patos de Minas tem uma representatividade ínfima no faturamento global da empresa. Quando não souber o que falar ou escrever, fique calada - nesse caso, o silêncio é a melhor resposta! E tenho dito!

    2 3

  • Warlei | 1 semana atrás

    Até que em fim o ministério público tomou conta do sofrimento da população... Essa empresa Copasa não tem postura correta de uma empresa que presta serviço para toda uma cidade. Há dias que está faltando água em toda cidade, os prejuízos são enormes... Salões de beleza, lava jato, bares, restaurantes tiveram de fechar as portas por causa da falta de água... Além de disso o sofrimento de várias famílias que tem idosos, pessoas acamadas e crianças em casa. No mínimo covardia o que fazem com a população... Nem adianta dizer que era falta de água no rio, pois o rio está em seu nível de vazão normal para esse período do ano.

    19 2 Responder

  • meu nome não é johnny | 1 semana atrás

    Demorou o ministerio publico entrar no caso,mas agora que entrou o caldo vai engrossar..

    10 2 Responder

  • Patense | 1 semana atrás

    Quero ver se essas que o ar que saiu e o hidrômetro girando se vai ter desconto na conta, bando de ladrões.

    20 2 Responder

  • José | 1 semana atrás

    A estrutura é insuficiente mas, a fatura vem normal e muito cara por sinal

    12 2 Responder

  • Xxx | 1 semana atrás

    Parabéns MP apure com rigor , hidrômetro rodando com AR e a conta disparando , aproveita e faz uma devassa nas contas da Copasa para ver o que realmente foi investido da arrecadação da taxa de esgoto. Deveria devolver dinheiro para a população.

    15 1 Responder

  • Carlos o foda | 1 semana atrás

    ATE QUE EM FIM UM PROMOTOR PARA ENTRAR NESTA BRIGA. NOS POLITICOS NADA. A COPOSA PARECE QUE COMPRA MUITA GENTE. TAMBEM O VALOR QUE É COBRADO DA POPULAÇÃO DA PARA FAZER MUITA COISA. POVO DE PATOS SO RECLAMA UM COM O OUTRO TEM QUE SE MANISFESTAR NA EMPRESA. PARAR A RUA E EXIGIR UM ATENDIMENTO DE QUALIDADE COM PREÇO JUSTO. MINISTERIO PUBLICO DE PATOS TEM QUE ESPERAR A CIDADE ENTRAR NO CAOS TOTAL PARA FAZER ALGUMA COISA. MAS GRACAS A DEUS ENTRARAM COM O PROCESSO.

    7 2 Responder

  • Paulo | 1 semana atrás

    E o esgoto que cai no rio

    6 2 Responder

  • Léo | 1 semana atrás

    Uai Aqui em Patos tem ministério público só agora que acordaram pra ajudar a população

    9 3 Responder

  • Bobo da Corte | 1 semana atrás

    Estrutura da empresa insuficiente...? Falta de planejamento e investimentos em ampliação decorrente do crescimento urbano. O que temos é um descaso total com a população que já se arrasta há mais de dez anos!

    10 2 Responder

  • FORA COPASA | 1 semana atrás

    O próximo Prefeito tem que mandar essa Copasa pra bem bem longe de PATOS.. #FORACopasa

    9 0 Responder

  • Brasília DF | 1 semana atrás

    Que milagre !!! Até que enfim

    6 2 Responder

carregar mais comentários