Foram preparadas atividades para crianças da pré-escola e do ensino fundamental.

Apesar da suspensão das aulas presenciais, o processo de aprendizagem escolar dos estudantes não deve ser interrompido. Atenta à necessidade de continuar oferecendo condições para que os alunos prossigam conectados à escola e desenvolvendo habilidades relacionadas ao contexto educacional, a Secretaria Municipal de Educação de Patos de Minas começa a distribuir, nesta semana, Cadernos de Atividades com conteúdo elaborado pelos professores da rede. O material é composto por atividades desenvolvidas para cada ano de escolaridade conforme as habilidades previstas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Foram preparadas atividades para crianças matriculadas na pré-escola (1º e 2º período) e no ensino fundamental (1º ao 9º ano).

A entrega do Caderno 1 segue cronograma estabelecido pelas escolas da rede municipal e informado aos responsáveis por meio dos canais de comunicação existentes entre a escola e a família. No meio rural, na impossibilidade de retirada do material na unidade de ensino, serão adotadas estratégias definidas por cada escola para que todos os alunos possam recebê-lo. O prazo para realização desse primeiro Caderno é de 20 dias. Após esse período, ele deverá ser devolvido nas escolas para recebimento da segunda etapa de atividades.

Para oferecer suporte às famílias durante a realização das atividades, os professores estarão à disposição tirando dúvidas e fazendo esclarecimentos quanto ao conteúdo encaminhado. Nesse caso, quando necessário, os responsáveis podem entrar em contato com os profissionais, seja através do e-mail institucional ou do telefone informado na capa do material.

A secretária de Educação, Fabiana Ferreira dos Santos, ao destacar a importância dos Cadernos, reforçou a necessidade da parceria das famílias neste momento. Segundo ela, “é preciso que os familiares acolham o material distribuído e que os estudos sejam realizados com dedicação, compromisso e dentro do prazo previsto”. A representante da pasta também falou sobre a estruturação de um espaço virtual de aprendizagem que, em breve, será disponibilizado aos estudantes dentro do Portal Educação.

Portal Educação

Disponível desde o mês de abril, a plataforma digital oferece diversas sugestões de atividades contemplando jogos, brincadeiras, atualidades, curiosidades e leituras. Destinado às crianças e aos adolescentes de diferentes níveis de escolaridade, o Portal é uma ferramenta criada para que os estudantes possam manter-se conectados ao universo educacional.

Fonte: Ascom Prefeitura Municipal de Patos de Minas