Milhares de abelhas de colmeia no Centro aparecem mortas e há suspeita de envenenamento

Há suspeita de que alguém tenha batido inseticida no enxame.

publicado em 12/10/2020, por Farley Rocha


Parte do piso ficou coberto pelo enxame, em um cenário muito triste.

Desolador e revoltante. Milhares de abelhas de colmeia gigante no Centro de Patos de Minas apareceram mortas nesse fim de semana. Parte do piso ficou coberto pelo enxame, em um cenário muito triste. Há suspeita de que alguém tenha batido inseticida no enxame.

O Patos Hoje mostrou há 10 dias a presença da colmeia gigante na luminária da Avenida Getúlio Vargas. Os moradores temiam que elas pudessem atacar algum pedestre ou até mesmo serem mortas. Elas acabaram sendo exterminadas.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Sebrae

Parte do chão nas imediações da colmeia ficou coberta pelos insetos que possuem um papel importante no meio ambiente. Nesta segunda-feira (12), conversamos com pessoas que trabalham nas proximidades, mas ninguém disse ter presenciado o crime ambiental.

A colmeia ficou totalmente desfigurada e apenas algumas abelhas permaneceram no local. O aspecto dela estava bem diferente do que foi registrado da outra vez, com o interior amarelado à vista.

De acordo com a EMBRAPA, as abelhas têm responsabilidade direta no aumento da produtividade agrícola, já que cerca de 70% das plantas utilizadas no consumo humano dependem em certo grau da polinização, que é o transporte do pólen, do local onde ele é produzido – ou seja, dos órgãos masculinos da flor – para a parte feminina da flor.

A redução crescente de populações de abelhas no mundo tem preocupado agricultores, apicultores e a população em geral. Estudos mostram que elas estão desaparecendo do planeta, sendo que algumas espécies estão sob risco de extinção global. O cenário é tão grave que organizações como a ONU já alertam para os riscos de escassez de alimentos por conta da mortalidade em massa de insetos polinizadores.

Imagens atualizado em 12/10/2020 • 15 fotos

Autor: Farley Rocha Postado em 12/10/2020
Compartilhe:

61 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes, fake news ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve-se ter ciência de que poderá ser responsabilizado cível ou criminalmente!

Os comentários que receberem 100 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Abeiao | 6 dias, 9 horas atrás

    A prefeitura não preocupa nem com moradores de rua aí vai preocupa cum abeia esse esse povo deve e ir caçar sirviço í e chora pelus mortus do corona virus

    1 0 Responder

  • Atenção | 1 semana atrás

    Olha na câmera da polícia o olho vivo . Matar as abelhas e ficar sem alimentos , frutos e etc o povinho sem noção não estuda mesmo .

    4 4 Responder

  • Ze do mano | 1 semana atrás

    No mínimo 15 metros de altura estava está colmeia, impossível alguém jogar inseticida e matar essas abelhas,poderia talvez ser uma descarga elétrica, alguém pensou nessa possibilidade, com raios ou até mesmo corrente elétrica do poste da iluminação por ele ser de metal,bem provável!

    9 1 Responder

  • Zangão | 1 semana atrás

    :joy: :joy: :joy: :joy: :joy: Jura? Achei que tivessem tido ataques cardíacos! Tem dó! Tem que eliminar sim, de um lugar onde passam pessoas e crianças o tempo todo. Sabia que pra uma pessoa alérgica, poucas picadas podem tirar a vida?? Povo sem assunto!

    2 16 Responder

    Sabe nada - 1 semana atrás

    Não seria necessário o extermínio , um remanejamento seria muito eficaz ja que com o veneno que bateram sobraram algumas e não seria necessário matar nenhum animal , levando eles pra alguma fazendo próxima , ja q ja existem varios criadores nas proximidades.

    1 1

    Gabriel - 1 semana atrás

    Idiota! Babaca! Sabe o quanto as abelhas são importantes na polinização?

    3 3

    Oi - 1 semana atrás

    A credo sabe de uma coisa ando preocupada e com os q passam fome e as vezes ate sede..coisas q muitos de vcs em vez de ficar ai com esses mimimi discutindo deveriam preocupa tbm...se as pessoas preocupasse mais com seu Proximo evitaria muitas mortes a tbm..aposto q esses q ficam ai com esses mimimi por calsa dessas abelhas nao Deve lava nem o prato q come pra sua mae...e q fica ai aparecendo Dando uns de baozinhos...AFFI...vai procura o q fazer

    4 2

  • Sueli | 1 semana atrás

    O ser humano é o pior dos animais ou insetos! :rage:



    5 1 Responder

    ???????????????? - 1 semana atrás

    Mas tenho certeza que não se mudaria para o meio do mato e conviver com animais e insetos, não é mesmo??? Prefere ficar falando asneiras, em vez de amar e respeitar seus semelhantes!! Cada coisa em seu lugar. Não sou a favor de matar os bichos, mas também não sou a favor que os insetos matem o ser o ser humano!!!

    0 0

  • proibiu natureza proibiu deus | 1 semana atrás

    bom que vai surgir nova profissao , pincelador de flor !!! a humanidade vai queimar mesmo jesus mesmo avisou que acabaria em fogo , ou seja vao destruir a natureza, tudo que deus fez tem de ser usado pra nossa morada ! caso agente opte pelo contrario , contra deus estamos ! as benevolencias e grandiosidades apenas manifestaram com o todo sincronizado na natureza, senso comum babilonico vai derramar enxofre no espirito das pessoas , e quando o fogo vir (pela falta da natureza) enxofre arderá, entao: Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração. (quer o coraçao em deus , coloque o coraçao em suas criaçoes(na natureza).) e no ceu tem a natureza por isso que resamos no pai nosso seja feito na terra assim como é no ceu, pq no ceu nao tem queimada e nem reinado de asfalto! entao somos hipocritas e no apocalipse alerta sobre os hipocritas, fazemos o contrario do pai nosso e continuamos rezando como se fosse solucionar nossas açoes contrarias do q as resadas !

    0 1 Responder

  • wander | 1 semana atrás

    É CLARO QUE FOI ALGUM MORADOR ALÍ PERTO QUE FEZ ISSO.

    1 0 Responder

    Oi - 1 semana atrás

    Foi sim foi os bruxos e as sombracao q andam a noite por ai e cuidado vcs q ficam na rua ate tarde com o coronavirus...viu q ate as abelhas foi pras cucuia...

    0 0

  • indignado | 1 semana atrás

    :rage:da vontade de ir ate a casa de quem fez e joga veneno nele, para aprender. As abelhas estão quase entrando em extinção, ai as pessoas ainda faz isso com elas, nos ainda estamos vivos por causa delas, por ser uma das maiores polinizadoras do mundo ou seja você esta agora respirando por causa delas. :angry:

    0 4 Responder

  • Geraldo | 1 semana atrás

    Não foi dada a tratativa correta. Seja por parte do poder público, na imediata remoção das abelhas, antes que elas se tornassem uma ameaça eminente, aos transeuntes, ou seja por meio de quem possivelmente usou inseticida para acabar com a colmeia. Fato é que, quando o estado se omite, a iniciativa privada faz as vezes e, quase sempre, da maneira errada. Pagamos caro pela omissão do poder público, sobretudo, no que tange na falta de eficiência na solução de problemas da alçada do próprio poder público.

    23 3 Responder

    Miquei - 1 semana atrás

    Concordo com você. Faltaram ações de todos os administradores públicos. Nessa época estão preocupados com as urnas.

    2 0

  • Janna | 1 semana atrás

    As abelhas não estão aumentando mas sim as cidades,e elas estão ficando sem lugar pra morar com a destruição em massa do aptade natural delas tem que ir pra cidades,eles devem ter usado um drone para alcançar essa altura.

    3 6 Responder

    clark - 1 semana atrás

    cala a boca analfabeta, nunca andou numa rodovia n? dizer q ta ficando sem espaço. Ignorancia, falacia e vc acredita feita uma doente mental.

    0 5

  • Doidao | 1 semana atrás

    Quer dizer que vamos ficar sem comida ?

    2 2 Responder

  • Sei | 1 semana, 1 dia atrás

    Quem é alergico sabe o perigo que são abelhas e outros insetos, se esse enxame de abelhas ataca pessoas na cidade quem iria responder pelo ato? Já que estava ali a vários dias pq não tiraram elas dali. Já que não é um lugar adequado

    12 4 Responder

    Miquei - 1 semana atrás

    Não teria sido melhor cobrar providências do poder público antes de exterminar as abelhas? Em uma cidade que se diz vocacionada para o agronegócio esta foi uma demonstração de extrema burrice.

    1 0

    nefasto humano tricerebral - 1 semana atrás

    nos estamos no planeta terra morada de deus e todas suas criaçoes, nos as destruimos e ainda dizemos que o local e inadequado ! mta hipocrisia !! nos somos os invasores !!! somos os anticorpos do planeta terra que sofremos mutação e passamos a atuar como virus ! do planeta terra....

    0 0

  • Flor | 1 semana, 1 dia atrás

    E só olhar no Olho vivo que vamos descobrir quem fez isso.

    9 1 Responder

  • Riala Mafon | 1 semana, 1 dia atrás

    Para nascer uma criança é necessário o encontro em tempo especial de espermatozoide masculino com o óvulo da feminino. Assim também acontece com as plantas e são os insetos os maiores responsáveis para a fertilização vegetal, principalmente na produção de alimentos. Será que quem matou essa abelhas, não entende nada na vida ou é somente mau?.Se for assim, tanto pior.

    7 2 Responder

  • COVID | 1 semana, 1 dia atrás

    O ser humano vive matando animais e insetos todo dia , um dia através de um animalzinho morto ou inseto se nascerá uma bactéria ou um virus e a bactéria ou virus matará milhares de seres humanos, é a vida ecológica. Poderiam te chamado algum especialista que mexe com comeia o mesmo pegaria a rainha e todo enxame de abelhas perseguiria-o , basta fazer uma pesquisa rápida no Google, agora o ser humano destrói o ciclo da natureza um dia será o ser humano que será destruído.

    5 3 Responder

  • Carvalho | 1 semana, 1 dia atrás

    Cheio de câmaras e não sabem de nada vão curtir com a cara de outros fassim achar quem fez isso

    7 0 Responder

  • Teddy | 1 semana, 1 dia atrás

    Bastava ter pedido para algum apicultor fazer a retirada com segurança com apoio da manutenção da iluminação pública e levar o enxame para seu criatório.

    12 3 Responder

  • NÂO IMPORTA | 1 semana, 1 dia atrás

    o certo seria a prefeitura realocar a comeia, isso interfere a segurança e tb nossa alimentaçao . se toda cidade tivesse casos assim , os produtos como frutas e verduras estariam bem caros e em falta , ou ate mesmo nao teria produtos organicos que sao muito saudáveis

    2 2 Responder

  • josefa | 1 semana, 1 dia atrás

    eu vi um enxame hoje msm na rua antonio dia maciel esquina com a rua rui barbosa. tinha centenas muitas msm devem ter fujido uma boa parte delas

    3 0 Responder

  • Dog | 1 semana, 1 dia atrás

    Ser humano, com certeza a pior raça que Deus criou.

    4 0 Responder

  • Maria | 1 semana, 1 dia atrás

    É difícil compreender o povo desta cidade. Queriam esperar elas matarem as pessoas só pode.

    68 110 Responder

  • Jhon | 1 semana, 1 dia atrás

    Eu vi o dia que elas foram envenenadas foi uns dias apos a reportagem da colmeia no ph a tarde...

    29 9 Responder

  • Fabim Fumaça | 1 semana, 1 dia atrás

    Antes era uma ameaça pública. Agora transformou-se em lixo público. Não basta mandar matar isto aí, tem que mandar varrer a praça seu prefeito. Fumaça nelas!

    29 119 Responder

  • ministro da saúde de pindorama | 1 semana, 1 dia atrás

    seus abelhocidas desalmados.

    14 14 Responder

  • Vieira | 1 semana, 1 dia atrás

    Parabéns ao prefeito que evitou que algum cidadão fosse colocado em risco por estes perigosos insetos intrusos.

    18 103 Responder

  • Valdivino da feira | 1 semana, 1 dia atrás

    Banana promoção 5 reais a dúzia

    6 28 Responder

    Valmir cunhado do Valdevino - 1 semana atrás

    Skol gelada 3,80

    0 2

    Algoritmo nunes - 1 semana atrás

    Água com gás 0.99 centavos e sem 1.99

    0 0

  • Cebola | 1 semana, 1 dia atrás

    Olha eu mesmo morro de medo de abelha, uma vez uma picou meu suvaco, desde então não consigo eliminar a subaqueira

    16 100 Responder

    Thiago do posto - 1 semana, 1 dia atrás

    Vc já tentou usar limão? Eu fedia cocô passei limão e melhorou, agora só fedo queijo msm.

    11 35

    Oi - 1 semana, 1 dia atrás

    Entao olha so se fax mal para abelhas para nos series Humanos tbm faz acabo de chegar numa conclusao q esse convid 19 na verdade sao esses venenos q estao Matando o Povo e na verdade sao esses venenos ai o Povo infarta mesmo ...E por isso q eles mandan usar mascara ..gente isso e covardia estamos morrendo Entao e Invenenados na verdade nem todas as mascaras nos protegem...isso e crime ..Cd a Policia para ajuda ...Gente acorda o que estou falando tem sentido...pelo amor de Deus vamos fazer alguma coisa...

    4 28

  • Amigo natureba | 1 semana, 1 dia atrás

    Dizer que ninguém viu seria chamar a polícia de idiota né. Nessa região tem.olho vivo pra todos os lados. Só casa com câmeras nessa área aí deve de ter só umas 50.

    71 6 Responder

  • Kobra Kai | 1 semana, 1 dia atrás

    Tem q matar msm, os que estão com mimimi coloca seu filho picado por elas o Ibama não fez, a população foi lá e fez o serviço, parabéns ao heroi, q arriscou sua vida para defender um idoso ou criança de possível picada

    58 81 Responder

  • Japão | 1 semana, 1 dia atrás

    Eu só quero ver que o novo capitão do batalhão de Meio Ambiente que assumiu a pouco tempo que apareceu até no Patos Hoje vai fazer a respeito desse crime ambiental eu acho que não tem ficar de braço cruzado atrás de uma mesa com a bunda lá sentada na cadeira sem fazer nada a respeito do meio ambiente não vamos trabalhar que quem paga vosso salário somos nós da sociedade que aclamamos por uma resposta

    49 17 Responder

  • felipe | 1 semana, 1 dia atrás

    parabens ao heroi q fez esse bem pro povo. Aos imbcis que ficam de mimimi, q um enxame desse pegue alguem da familia de vcs pra ver se acordam pra vida. Doentes mentais.

    32 78 Responder

    flavio - 1 semana, 1 dia atrás

    Vai estudar, seu demente.

    3 3

  • Fácil | 1 semana, 1 dia atrás

    É só ver pelas câmeras de vigilânciia, identificar o malfeitores e condenar à prisão pela nova lei de maltrato aos animais. Dá, no mínimo, dois anos de prisão por cada abelha assassinada. :facepunch:

    44 21 Responder

    Homem da lei - 1 semana, 1 dia atrás

    Ô Burro abelha não se enquadra como animal. Vai estudar! Vc que é um animal.

    17 26

    Sabão - 1 semana, 1 dia atrás

    “Abelha não se enquadra como animal “, elas são drones minúsculos seu bobo.

    24 2

    Patense - 1 semana, 1 dia atrás

    Homem da lei então sou muito burro ,se não é animal então o que é?

    4 8

    vão estudar - 1 semana, 1 dia atrás

    crime ambiental!!!. Sem abelha sem alimento Os insetos prestam um serviço ecossistêmico essencial para a biodiversidade, por polinizar não apenas as culturas agrícolas como também as plantas silvestres. Estima-se que 35% da produção agrícola global, bem como 85% das plantas selvagens dependam, em algum grau, da polinização. Entre os polinizadores, as abelhas são os mais importantes e mais eficientes .

    4 0

    CAVALO - 1 semana, 1 dia atrás

    Não é animal, nem inseto. São extra-terrestres flutuantes com asas transparentes. #fénozé2021

    3 1

  • Abelhas matam | 1 semana, 1 dia atrás

    Isso era logico que ia acontecer.. se Ibama ou Embrapa importasse tanto iriam remove-las para um habitat adequado.. mas Brasil sempre assim né! Provavelmente iriam esperar que essas abelhas atacassem uma criança.. idoso.. ou qualquer pessoa, sendo assim as providências seriam tomadas depois do ocorrido. Parabéns para quem fez o óbvio.

    55 30 Responder

    Uai?! - 1 semana, 1 dia atrás

    Parabéns para um criminoso? Era só o que faltava...

    13 20

    Sei - 1 semana atrás

    Também concordo, certamente o poder público iria isolar toda a área pro resto da vida pra proteger as abelhas ????????????????????????

    4 1

  • Olho vivo | 1 semana, 1 dia atrás

    Não tem olho vivo na Getúlio Vargas? É só dar uma verificada nas filmagens

    20 9 Responder

    Vida - 1 semana, 1 dia atrás

    Tem sim. Mas as câmeras não pegam bem este lugar. Primeiro: muitas árvores. Segundo: Ficam perto da escola Marcolino. O lugar em questão é do lado do hospital...

    1 0

  • Murilo | 1 semana, 1 dia atrás

    Se foi algum humano, que morram d3sg4açado5, tem que acabar é com nós, que não respeitamos a natureza.

    16 8 Responder

  • OBSERVADOR | 1 semana, 1 dia atrás

    Da a entender o envenenamento da colmeia só interessava aos vizinhos do entorno da Praça pois cidadão comum só utiliza o espaço de passagem. O ato foi executado por alguém de conhecimento em produtos de combate a pragas ou insetos. Possivelmente as abelhas foram atraídas a um local com produto o qual a mesma transportou o veneno pra colmeia disseminando as abelhas. Caso pra polícia ambiental, perícia ambiental.

    30 7 Responder

    Zeca Urubu - 1 semana, 1 dia atrás

    Tipo REGENTE né contamina uma e já era a colmeia toda , antes as abelhas se pega uma pessoa aí seria muito pior .

    1 0

  • Valdemor | 1 semana, 1 dia atrás

    Como alguém vai no meio de uma praça, no centro, faz algo a uma altura dessa, e ninguém vê? Claro que houve a complacência de alguém.

    24 5 Responder

    Toi - 1 semana, 1 dia atrás

    Fui eu uai subi nesse poste com um pulverizador na Cacunda e cometi o crime.esse órgão de meio ambiente foi chamado la e disse que não tinha problemas elas ficarem aí pega quem falou isso e pergunta se agora e problema.

    9 11

carregar mais comentários