Uma grande quantidade de lixo pode ser visto as margens da MGC354.

A MGC 354 se tornou mais um desafio para o Programa Municipal de Combate à Dengue. A rodovia tem sido utilizada como depósito de lixo. No local é possível encontrar diversos tipos de materiais, inclusive garrafas, que são grandes criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zika Vírus, Chikungunya e até Febre Amarela.

O Programa Municipal de Combate à Dengue tem feito campanhas constantes para conscientizar a população. A participação dos moradores é fundamental para eliminar os criadouros do mosquito. Mas nem todos os moradores têm atendido os apelos dos agentes de endemias.

A MGC 354 está sendo transformada em um grande depósito de lixo. É possível encontrar todo tipo de material inservível no local. Em meio ao lixo, dezenas de garrafas de cerveja chamam a atenção. Esse tipo de material acumula água e serve de criadouro para o mosquito Aedes Aegypti.

A grande quantidade de lixo e de mato também serve de esconderijo para criminosos. Foi lá que a Polícia Militar encontrou a motocicleta usada por assaltantes logo após o roubo a uma casa no bairro Alto Limoeiro.

O problema tem se repetido em outros pontos da cidade. Sem ter um local adequado para descarte de móveis e outros objetos inservíveis, muita gente tem sujado às margens das estradas e rodovias.  O Programa Municipal de Combate a Dengue está fazendo campanhas, inclusive nas escolas, para conscientizar os moradores.

O Levantamento do Índice de Infestação do Mosquito Aedes Aegypti realizado em janeiro mostra que a cidade tem índice de 1,7 de infestação, o que é considerado de médio risco. Patos de Minas encerrou o ano de 2016 com mais de 2 mil casos de Dengue.

Autor: Maurício Rocha