Eles se reuniram com vários órgãos e autoridades para resolver o problema da saúde na Capital do Milho.

O Vice-presidente Ederson e o 3º Secretário da Mesa diretora, Pedro Cunha, do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais, visitaram Patos de Minas nessa quarta-feira (31) e quinta-feira (01) de agosto. Eles se reuniram com vários órgãos e autoridades para resolver o problema da saúde na Capital do Milho. Uma defasagem de cerca de 300 leitos do SUS foi identificada na cidade. Na região, o problema é ainda maior.

De acordo com Pedro Cunha, um relatório será produzido para posterior tomada de decisões sobre a defasagem de leitos na Região Ampliada de Saúde Noroeste. “Foi constatado um número de solicitações para transferência SUS-FÁCIL de 168, sendo que treze deles de CTI”, informou. O documento deverá será disponibilizado a todos ao ser concluído.

Na visita, os conselheiros se reuniram com a Secretária Municipal de Saúde, Denise Fonseca e diretores; visitaram a Superintendência Regional de Saúde, na pessoa da superintendente Noemi Portilho e equipe, como também técnicos do CISREUN0 - SAMU Regional; promoveram a reunião do Conselho Municipal de Saúde, apreciação da PAS 2020 com Ederson defendendo a importância do Controle Social.

Os conselheiros ainda visitaram Hospital São Lucas e se reuniram com gestores da PRÓ-SAÚDE (Interventora no Hospital São Lucas);  visitaram o Hospital Regional Antônio Dias (Rede PHEMIG), visitaram a UPA de Patos de Minas; visitaram o Prefeito José Eustáquio de Patos de Minas e conversaram com a imprensa.

Todas as reuniões e visitas foram acompanhadas por conselheiros municipais de saúde de Patos de Minas. A ação da Mesa Diretora foi provocada pela delegação da Região Noroeste, que formulou documento sobre a preocupante defasagem de leitos na Região, durante a 9ª Conferência Estadual. Um Hospital Municipal para Patos de Minas é um dos desejos para resolver o problema da defasagem de leitos.