349669 2216 Ok
Publicado em 22/02/2017
Compartilhe:

Menos de 1 ano após restauração, Homem do Balaio perde a mão em ato de vandalismo

A restauração custou aos cofres públicos mais de R$24 mil.

Os vândalos arracaram a mão esquerda que segurava uma espiga de milho.

Não ficou nem um ano sem sofrer com a ação dos vândalos. O monumento “O Herói Anônimo – Homenagem ao Homem do Campo”, na Avenida Getúlio Vargas, Centro de Patos de Minas, foi mais uma vez alvo de depredação. Ele teve a mão que segurava uma espiga de milho arrancada. A Diretoria de Igualdade Racial, Memória e Patrimônio Histórico de Patos de Minas (DIMEP) registrou um boletim de ocorrência na terça-feira (21).

Segundo informações da polícia, o crime teria ocorrido na noite de sábado, próximo da meia-noite, quando um policial encontrou a mão na calçada, no mesmo quarteirão onde fica o monumento.“A DIMEP só tomou conhecimento na terça-feira pela manhã, por meio de telefonema da polícia. Foi feita a ocorrência na polícia, após, fomos até ao centro de monitoramento do Olho Vivo e solicitamos a verificação das imagens da noite em que houve o vandalismo. Em seguida, comparecemos à delegacia de polícia civil, onde conversamos com a com Dra. Fabiana Barreto, que se prontificou a investigar o ocorrido”, esclareceu o diretor da DIMEP, Geenes Alves.

A estátua é uma homenagem do Prefeito Sebastião Alves do Nascimento ao “herói anônimo”, que a partir de sugestão de Wulfrano Patrício, aproveitando a presença dos artistas espanhóis, que estavam fazendo a decoração da Igreja Santa Terezinha do Menino Jesus em abril de 1961. Criada pelo espanhol Antônio Dias López, que veio para o Brasil com 22 anos de idade e morou em São Paulo, onde trabalhou desde então, o Monumento ao Homem do Campo foi inaugurado solenemente no dia 24 de maio de 1961, durante a terceira Festa do Milho. Ela foi executada pelos artistas Enrique e Carlos Pachon Sanches.

Em 2001, vândalos já haviam arrancado parte do braço do Homem do Campo. Por ocasião da estada do artista no Brasil, ele foi contratado e restaurou o monumento em 2002. Dez anos depois, em 2012, o antebraço foi novamente arrancado por vândalos. Em 2016, foi iniciada a restauração do braço do Homem do Campo, no final de março, pelo artista José Batista, orçado em pouco mais R$ 24 mil reais. Leia mais.

"O homem do balaio, como o monumento é popularmente conhecido, deverá passar mais uma vez por restauração. É lamentável a prática de atos desta natureza contra o patrimônio cultural. Enquanto aguardamos a investigação e apuração da polícia civil, faremos contato com o artista José Batista, que o restaurou ano passado, para ver a possibilidade e viabilidade de nova intervenção", disse Geenes. 

Autor: Farley Rocha com Ascom da Prefeitura Municipal

Rovan - Super Banner Rodape - inicio 11-07-17
Postado em 22/02/2017
Compartilhe:

24 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • anjo bom | 8 meses, 4 semanas atrás

    :eyes: :hammer: :money_with_wings: :facepunch: :cold_sweat:

    0 0 Responder

  • Problema | 8 meses, 4 semanas atrás

    O problema do Brasil é o brasileiro. Não tem terremoto de grandes proporções, não tem maremoto, não tem tsunami, é um país de excelente clima, um celeiro produtivo onde tudo que se planta dá, enfim, é um país abençoado por Deus. Mas tem um povo desonesto ao extremo, que rouba e causa prejuízo a si mesmo e a toda a comunidade, como no caso em questão.

    6 1 Responder

  • Salete Federal | 8 meses, 4 semanas atrás

    Esse episódio é CULPA DO PEDRO LUCAS, dirão os servidores ANALFABETOS comandados pelo PAULINHO DO SINTRASP e PAULÃO, aqueles servidores dos 4,5%, e que por não fazerem nada, mereciam 0%! Mas eu reafirmo, com isenção e seriedade - FORA ZEZÃO, VOLTA PEDRÃO!

    1 4 Responder

  • Enderson | 8 meses, 4 semanas atrás

    USA um pais monitarado por camaras e Justica seria. Copia o modelo.

    0 1 Responder

  • Eusébio Empresário | 8 meses, 4 semanas atrás

    Fico aqui em minha humilde casa de praia em Ilha de Itaparica, Bahia, regozijando-me de alegria de ver o quanto os patenses são ignorantes e sem futuro. Mesmo se tratando de um "lugarejo" ridículo, sinto-me na obrigação de manter minhas empresas em tal lugar, pois admito aproximadamente 80 pessoas. Possuo várias casas e apartamentos espalhados pelo Brasil, e 1 apartamento em Manhattan, NY, EUA, e Patos de Minas, de longe, é a pior cidade para se morar. Adeus patenses. Saudações.

    5 6 Responder

    Gabriel - 8 meses, 4 semanas atrás

    Quer que alguém te dê atenção, né? Vou fazer essa caridade! Fala mais!

    6 2

    [email protected] - 8 meses, 4 semanas atrás

    Uai Eusébio aproveita que tem muito dinheiro e muda de nome kkkkkk

    6 2

    haha - 8 meses, 4 semanas atrás

    Ei me fala qual sua empresa pra eu nao procurar emprego lá, com um patrao arrogante e mal educado fico com pena de seus funcionarios.

    2 1

    EUkkkkSEBIO - 8 meses, 4 semanas atrás

    porque vc nao pega todo seu patrimonio e ...

    1 1

    Eusébio Empresário - 8 meses, 4 semanas atrás

    Prezados "Gabriel" e "[email protected]", são meus funcionários? Acredito que seus mínimos salários se devem a alguma de minhas empresas situadas nessa cidadezinha.

    2 1

    Eusébio - 8 meses, 4 semanas atrás

    Mais um contando ESTÓRIAS KKKKKKKKQ

    1 1

    ? - 8 meses, 4 semanas atrás

    "....Patos de Minas, de longe, é a pior cidade para se morar..."quer dizer que é uma ótima cidade,a sua colocação ficou um pouco confusa,de longe você é um grande empresário,ou seja,você não é bosta nenhuma do que fala,dê nome aos bois então!Grandes empresários não escondem a cara,e mais,porquê não fecha sus empresas aqui e some,ao invés de ficar criticando a cidade que está te dando essa vida boa que você diz ter??????heim?????????

    2 2

    Eusébio Empresário - 8 meses, 4 semanas atrás

    Pseudomo "?", "Eusébio Empresário" se trata de um Alter Ego (se não sabe o que é, pesquise no google). Sou empresário bem sucedido, e tenho tempo para irritar pessoas sem patrimônios diversos. Falar meu nome e o nome de minhas empresas? nunca! Mantenho pessoas como você longe de minha pessoa. Tenha certeza que você já foi sim em uma de minhas lojas, já comprou em minhas lojas virtuais, e até mesmo já me assistiu pela TV. Meu tempo de "brincar" com os alienados de cultura e classe se esgotou. Vou agora tomar um bom banho de mar, afinal, estou em Itaparica! Passar bem.

    2 1

    an? - 8 meses, 4 semanas atrás

    o que é Pseudomo???que eu saiba,pseudônimo:troca de nomes e Pseudomonas é uma bactéria,Pseudomo só se existir no seu dicionário de quinta categoria!Vejam,temos um asno em Itaparica!

    3 2

    Eusébio Empresário - 8 meses, 4 semanas atrás

    "an?", que tal arrumar um apelido mais convencional? Inveja mata, víu? Vái lá nadar no PTC....

    2 2

    ... - 8 meses, 4 semanas atrás

    Deve estar na praça conectando wi-fi gratuito pensando em dias melhores rsrsrs

    2 2

    [email protected] - 8 meses, 3 semanas atrás

    Lagoense Feliz agora é Eusébio kkkkkk Volta a ser o Lagoense Feliz que fica "mió"

    0 0

  • NPS | 8 meses, 4 semanas atrás

    UAI AGORA APOSENTA ELE POR INVALIDEZ !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    8 3 Responder

  • Risadinha | 8 meses, 4 semanas atrás

    Agora mais 24 mil que vão gastar :joy: :joy: :joy:

    4 3 Responder

  • EU MESMO ARRUMO | 8 meses, 4 semanas atrás

    EU FAÇO O SERVIÇO. POR 24 MIL EU COLOCO MÃO - LUCA DE BOX - PERUCA - DENTADURA - SAPATO E FICO LA VIJIANDO DIA E NOITE ... EU NÃO GANHO ISSO EM UM ANO.. O PREFEITO AJEITA AI PRA MIM.....PASSA ATE DESODORANTE NELE .. KKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    7 5 Responder

    Truvão azul original - 8 meses, 4 semanas atrás

    Tem que passar desodorante e na torcida da urt. Subaco fedorento esse povo tem misericórdia.

    4 2

  • O povão não mereçe | 8 meses, 4 semanas atrás

    O POVÃO NÃO MERECE NADA........MAS FICO IMAGINANDO COMO É UM LIXO DESSES DENTRO DO PRÓPRIO AMBIENTE QUE VIVE? IMAGINO.....PAREDES SUJAS, BANHEIRO FEDENDO COM PAPEL HIGIÊNICO NO CHÃO, PANELAS COM CROSTA E SUJAS EM CIMA DO FOGÃO....RESUMINDO......É UM LIXO AMBULANTE, NÃO SE PODE ESPERAR NADA DE UM MALANDRO(A) DESSES.

    6 1 Responder

  • Carlos Maçom | 8 meses, 4 semanas atrás

    Calamidade instaurada! Fizemos a maior mobilização para restaurar o referido monumento, e em pouco tempo, uma pessoa alienada de educação e cultura manifesta tal ato de vandalismo. Inadmissível. Nós da Maçonaria iremos apurar tal ocorrido.

    11 0 Responder

carregar mais comentários