Em Uberlândia, as alterações na Lei proíbem a soltura de fogos de artifício com estampidos.

A partir de 1º de janeiro de 2021, a soltura de fogos de artifício com estampido estará proibida na cidade de Uberlândia. É quando entram em vigor, as alterações na Lei 549/2018, que proíbem a soltura de fogos de artifício com efeitos sonoros no município. Em Patos de Minas, voluntários do meio ambiente cobram a aprovação de medida semelhante.

Em Uberlândia, as alterações na Lei que proíbem a soltura de fogos de artifício com estampidos foram aprovadas em março deste ano, a partir de uma recomendação expedida pelo Ministério Público de Minas Gerais. Com a mudança na Lei, fica absolutamente vedada a soltura de bombas, foguetes, morteiros, rojões e outro tipo de artefato pirotécnico com estouros e estampidos em qualquer espaço da cidade.

Em Patos de Minas, o conselheiro ambiental do Cima, Codema e Colmeia, Civuca Costa, inicia uma movimentação com os vereadores de Patos de Minas, para a implantação de projeto similar e aprovação de lei no mesmo sentido de proibir a utilização de fogos de artifício com ruídos e estouro no Município. Para o conselheiro, o projeto deverá contar com o apoio de órgãos ambientais, de saúde e de proteção animal e de grande parte da população patense, inclusive da futura administração municipal.

"A soltura de foguetes, bombas e artefatos com qualquer tipo de estampido, além de ser uma prática primitiva e de mau gosto, provoca a poluição sonora, maltrata a saúde dos animais e dos humanos, principalmente os recém-nascidos e os idosos que precisam de descanso, paz, serenidade e silencio para viver com o mínimo de dignidade e respeito", define o gestor ambiental de Patos de Minas.

Segundo Civuca Costa, o resultado das eleições em Uberlândia prova que a lei que proíbe fogos de artifício é uma medida inclusiva com o apoio da maioria da população, pois, se fosse uma lei antipopular o atual prefeito de Uberlândia não teria sido reeleito no primeiro turno com votação absoluta da maioria dos eleitores uberlandenses.

A polêmica em torno da soltura de fogos de artifício com estampidos não é de agora. Órgãos de defesa animal e ambiental alegam que esta prática causa danos à saúde humana e também dos animais. Há alguns dias em Patos de Minas, uma queima de fogos no centro da cidade virou caso de Polícia. O profissional que promoveu a queima durante a noite foi parar na Delegacia. Ele disse que foi contratado por uma empresa. Há quem diga que o show pirotécnico fazia parte de um pedido de namoro.