As intervenções ocorrem em municípios do Alto Paranaíba, Triângulo Mineiro, Noroeste e Norte de Minas Gerais.

A Unidade Regional do Gaeco de Patos de Minas, com o apoio da 10a Região Polícia Militar e do Gaeco de Uberaba, desencadeou na manhã desta terça-feira (19), a Mega "Operação Jericó" de combate ao crime organizado.  A ação conta com a participação de mais de 200 policiais, três promotores de Justiça e membros do Ministério Público para o cumprimento de mais de 140 mandados de prisão e mandados de busca e apreensão na região.

O nome da operação é uma referência à batalha de Jericó, que culminou na conquista de Canaã. Na dificultosa batalha os israelitas cercaram a cidade por sete dias e as fortes muralhas se desmoronaram com o poder divino, permitindo a tomada liderada por Josué.

Inialmente, a operação JERICÓ foi voltada para  São Gotardo, que sofria impacto do crime organizado. A cidade foi “mantida sob vigília” (investigada) durante nove meses e esta data representa “derrubada do muro de Jericó”, com o combate em massa ao crime organizado que ali atuava.

Já nos primeiros meses da Operação Jericó as investigações ultrapassaram as fronteiras do Município de São Gotardo, identificando uma vasta rede criminosa estabelecida em outras regiões do Estado de Minas Gerais.
As intervenções ocorrem em municípios do Alto Paranaíba, Triângulo Mineiro, Noroeste e Norte de Minas Gerais.

"Portanto, a operação JERICÓ objetiva o combate ao tráfico de drogas e a crimes correlatos como homicídios, comércio ilegal de armas de fogo, roubos, furtos, receptação, lavagem de dinheiro, corrupção, dentre outros", explica o promotor do Gaeco - Paulo César de Freitas.

O promotor de Justiça ressaltou o apoio incondicional da Polícia Militar que destacou cerca de 200 homens de três regionais para cumprirem os mandados, do Gaeco de Uberaba e do Poder Judiciário."Sobreleva destacar, outrossim, a participação do Poder Judiciário do Estado de Minas Gerais, notadamente por meio do juízo da Comarca de São Gotardo, decisiva para o sucesso da operação. No curso dos 09 (nove) meses da investigação já foram presas dezenas de pessoas e apreendida grande quantidade de drogas" ressaltou Paulo César.

Desde as primeiras horas desta manhã, estão sendo cumpridos 78 mandados de prisão e 67 mandados de busca e apreensão nas cidades de São Gotardo, Ituiutaba, Carmo do Paranaíba, Patrocínio, Uberlândia, João Pinheiro, Pirapora, Buritizeiro e Francisco Sá. Uma entrevista coletiva será concedida no Fórum de São Gotardo para apresentar o resultado da operação.