O câncer colorretal abrange tumores que acometem um segmento do intestino grosso (o cólon) e também o reto. Como todos os tipos de câncer, causam bastante sofrimento aos pacientes e levam à morte. O especialista em cirurgia geral, cirurgia videolaparoscópica e coloproctologia, Renato Azevedo Guimarães, do Hospital vera Cruz, falou sobre a importância da prevenção.

O especialista destacou que o câncer colorretal é a 4ª causa de morte por câncer entre os homens e a 5ª nas mulheres. No entanto, ele alertou que a recorrência está aumentando. Para evitar os danos, o médico ressaltou a importância de se fazer a prevenção. A partir dos 50 anos, os pacientes podem fazer os exames para evitar a doença.

Podem ser feitos exames de fezes ou pela colonoscopia que é o exame que permite a visualização direta do interior do reto, cólon e parte do íleo terminal através de um tubo flexível introduzido pelo ânus. Quando detectada a doença, é realizada a cirurgia laparoscopia que, de acordo com Guimarães, é pouco invasiva e possui ótima taxa de sucesso.

Autor: Farley Rocha