349669 2216 Ok
Banner CNA - TOPO
Publicado em 29/11/2016
Compartilhe:

Médico especialista do Vera Cruz alerta sobre a importância da prevenção do câncer colorretal

O especialista em cirurgia geral, cirurgia videolaparoscópica e coloproctologia, Renato Azevedo Guimarães, do Hospital vera Cruz, falou sobre a importância da prevenção.

O câncer colorretal abrange tumores que acometem um segmento do intestino grosso (o cólon) e também o reto. Como todos os tipos de câncer, causam bastante sofrimento aos pacientes e levam à morte. O especialista em cirurgia geral, cirurgia videolaparoscópica e coloproctologia, Renato Azevedo Guimarães, do Hospital vera Cruz, falou sobre a importância da prevenção.

O especialista destacou que o câncer colorretal é a 4ª causa de morte por câncer entre os homens e a 5ª nas mulheres. No entanto, ele alertou que a recorrência está aumentando. Para evitar os danos, o médico ressaltou a importância de se fazer a prevenção. A partir dos 50 anos, os pacientes podem fazer os exames para evitar a doença.

Podem ser feitos exames de fezes ou pela colonoscopia que é o exame que permite a visualização direta do interior do reto, cólon e parte do íleo terminal através de um tubo flexível introduzido pelo ânus. Quando detectada a doença, é realizada a cirurgia laparoscopia que, de acordo com Guimarães, é pouco invasiva e possui ótima taxa de sucesso.

Autor: Farley Rocha

Clínica Impar - Início: 21-08-17
Postado em 29/11/2016
Compartilhe:

0 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.