O projeto está sendo desenvolvido pelos alunos de Fisioterapia e Medicina Veterinária da FPM.

Os estudantes dos cursos de Fisioterapia e Medicina Veterinária da FPM terão a chance de aprender contribuindo com a saúde dos patenses. O Projeto Equoterapia: Ensino e Inclusão terá o objetivo de prestar serviços à comunidade e também possibilitar aos acadêmicos dos cursos de Medicina Veterinária e Fisioterapia conhecimentos e experiências relacionadas às técnicas da Equoterapia, atividade que utiliza o cavalo como agente promotor de ganhos físicos e psíquicos.

De acordo com a Assessoria de Comunicação da FPM, para possibilitar o projeto, um convênio foi firmado entre a Faculdade Patos de Minas (FPM) e a APAE. O desenvolvimento do projeto beneficiará os alunos dos referidos cursos bem como a comunidade que necessita desse tratamento.

O projeto será mediado pelas professoras Ana Carolina N. Matos e Ana Caroline Marafon. As coordenadoras informaram que, durante as atividades, os alunos vivenciam diversas práticas relacionadas ao método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais.

Elas ressaltaram que a atividade exige o uso de todas as partes do corpo, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da força muscular, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio. A interação com o cavalo, incluindo os primeiros contatos, os cuidados preliminares, o ato de montar e o manuseio final desenvolvem, ainda, novas formas de socialização, autoconfiança e autoestima.

Os alunos do curso de Medicina Veterinária (FPM), nesse projeto, se encarregam da sanidade e bem estar dos cavalos utilizados na terapia. As coordenadoras contaram que o acompanhamento médico veterinário é realizado semanalmente.

Fonte: Ascom FPM