Os materiais de construção foram depositados no espaço que é destinado aos pedestres.

O Patos Hoje já denunciou mais de uma vez a ocupação ilegal das calçadas no perímetro urbano, que traz transtornos para os pedestres. Mas o problema continua acontecendo em diferentes pontos da cidade. Além do descaso de muitos construtores, falta fiscalização por parte do poder público para evitar que o problema aconteça.

As fotos encaminhadas na manhã desta quarta-feira (17) por um leitor do Patos Hoje mostram o que tem ocorrido com frequência na cidade. A calçada na avenida Paranaíba, uma das mais importantes vias de Patos de Minas, foi totalmente ocupada por uma caçamba de entulho. Como se não bastasse, materiais de construção foram depositados no espaço que é destinado aos pedestres.

Quando encontra uma calçada ocupada, o pedestre é obrigado a trafegar pela pista de rolamento, disputando espaço com carros, motos e bicicletas. O risco de acidentes aumenta e com prejuízo para o pedestre que é a parte mais frágil nesta história. E olha que o trânsito de Patos de Minas tem feito muitas vítimas. Foram quatro mortes em apenas um mês, a última delas nesta quarta-feira, de um senhor de 76 anos. Ele foi atropelado.

O secretario municipal de planejamento, Júlio César Ferreira informou que a Prefeitura tem fiscalizado esse tipo irregularidades na cidade e que é o trabalho é feito por setores. A Legislação municipal proíbe a ocupação de logradouros públicos fora das normas. Os fiscais notificam o proprietário do imóvel para sanar as irregularidades e caso isso não aconteça a multa é de 100 Ufpms. Como a Unidade Fiscal do município custa hoje R$ 4.02, a multa pode passar de R$ 400,00.

A calçada na Av. Paranaíba,foi totalmente ocupada por uma caçamba de entulho.