O matagal já começa a ocupar também as vias públicas.

Não há quem não fique com receio de andar pelas ruas e avenidas das Chácaras Caiçaras. O bairro está tomado pelo mato e pela sujeira. O capim cresceu tanto no canteiro central que não é possível sequer ver o outro lado da via. Os moradores do bairro já fizeram inúmeras reclamações, mas o problema segue sem solução.

O bairro Chácaras Caiçaras foi criado para ser um dos mais nobres da cidade. Os terrenos são amplos, têm em média 800 metros quadrados, e as casas são verdadeiras mansões. Mas os moradores estão sendo obrigados a conviver com um matagal que impressiona. O capim cresceu tanto que chega a esconder as casas.

Não é comum ver pessoas nas ruas. Mesmo durante o dia dá medo andar pelo bairro. Isso por que o matagal, que já começa a ocupar também as vias públicas, pode esconder surpresas desagradáveis e os moradores preferem se manter protegidos em suas casas.

O problema se arrasta há anos. Os moradores já protocolaram pedidos na Prefeitura para que os proprietários dos lotes vagos existentes no bairro sejam notificados para manterem seus imóveis limpos. Além de não cuidar das próprias áreas públicas, a Administração Municipal também não notificou os proprietários.

O secretário municipal de infraestrutura, Rogério Borges, disse que as equipes de capina e roçada estão trabalhando em áreas de maior prioridade, como entradas e saídas da cidade e pontos turísticos. Ele esclareceu ainda que a Prefeitura estuda uma forma de obrigar os proprietários a manter seus imóveis limpos, como a aprovação de uma lei que permite ao próprio poder público fazer a limpeza e cobrar do proprietário.

Autor: Maurício Rocha