O incêndio aconteceu no inicio da noite deste domingo (19).

A Mata do Catingueiro, que atualmente é um Parque Municipal, voltou a arder em chamas nesse domingo (19). As chamas chegaram até as copas das árvores e moradores se revoltaram com a queimada. Focos de incêndio foram vistos em vários pontos do parque. Uma moradora gravou um vídeo mostrando toda a indignação com a ação que pode ter sido criminosa. O Corpo de Bombeiros estima que 20 hectares da mata tenham sido queimados.

A Mata do Catingueiro é dividida em duas áreas e conta atualmente com cerca de 35 hectares. Além de destruir as árvores e toda a flora existente na reserva, o fogo acaba por matar diversas espécies de animais e aves existentes no local. O Patos Hoje já mostrou a presença de uma família inteira de macacos que moram no parque.

De acordo com moradores, a Mata do Catingueiro passou todo o domingo dominada pelas chamas. O grande incêndio tomou conta do parque ambiental. Moradores afirmam que o incêndio foi criminoso e cobram mais proteção por parte do município. Segundo o presidente do Codema, os estragos serão incalculáveis.

O Corpo de Bombeiros permanceu no local durante toda a tarde, mas não conseguiu debelar as chamas. Moradores registraram em vídeos o fogo tomando conta de toda a mata e o sentimento de tristeza foi se misturando com o de abandono. De acordo com o morador João Silva Souza, o fogo começou logo no início da tarde e continuou durante a noite. Em entrevista a Morgana Martins, o morador cobrou a presença do Corpo de Bombeiros e das autoridades para que algo pudesse ser feito.

A professora Mara Porto denunciou o descaso com a reserva. Ele afirmou que o fogo se alastrou pelos quatro cantos da mata, o que indica que o incêndio pode ter sido criminoso. Segundo ela, ano passado os moradores fizeram o plantio de 450 mudas de árvores para tentar iniciar um processo de reflorestamento e que o poder público não ofereceu nenhum tipo de auxílio como o manejo ou manutenção. A Professora ainda disse que o incêndio da mata pode ter sido causado por pessoas com a intenção de promover a urbanização do local, o que ela mesma salienta ser impossível.

A fala da professora foi confirmada pelo Presidente do Codema, Ivanildo Alves Zica, segundo ele, não é possível urbanizar o local visto que se trata de um parque municipal. Ivanildo ainda disse que ia estragos do incêndio serão incalculáveis. "Esse fogo vai matar muitos animais como quatis, pássaros, cobras, gambás e outros seres vivos que faziam da mata do Catingueiro o seu habitat".

E a situação se tornou ainda mais complexa devido a uma combinação de fatores. A unidade baixa, vegetação de mato alto, seco e densa, ventos e focos em vários pontos dificultaram muito o combate ao incêndio que foi de grandes proporções.