Em apenas 10 anos, a área que foi transformada em Parque Municipal perdeu mais de 90% de sua vegetação natural.

As sucessivas queimadas, a falta de cuidados do poder público e o desrespeito de algumas pessoas com meio ambiente atingem em cheio a Mata do Catingueiro. Em apenas 10 anos, a área que foi transformada em Parque Municipal perdeu mais de 90% de sua vegetação natural. Além da flora, a degradação ambiental afeta também à fauna.

Segundo o presidente do Conselho Integrado de Meio Ambiente, Ivanildo Alves Zica, a Mata do Catingueiro é dividida em duas áreas e conta atualmente com cerca de 35 hectares. Ele explica que há pouco mais de 10 anos a reserva está bem preservada, mas que as constantes queimadas provocadas no local destruíram quase toda a mata. Troncos de árvores queimados é a prova dos danos causados pelo fogo.

O mato passou a tomar conta do lugar das árvores. Sem a construção do aceiro, tão reivindicado pelos ambientalistas e moradores, o risco de novas queimadas é grande. Pra piorar a situação, algumas pessoas estão usando a Mata do Catingueiro para jogar lixo e restos de materiais de construção.

Há alguns dias, o Patos Hoje mostrou o sofrimento de uma família de macacos prego que tenta sobreviver em um pequeno núcleo que restou da mata. São apenas algumas árvores que já não oferecem mais a quantidade suficiente de alimentos para os animais. Os macacos vivem mendigando comida dos vizinhos e das pessoas que visitam o local. E outras espécies também sofrem com a degradação da mata.

A ONG ODS vem reivindicando a adoção da Mata do Catingueiro. Órgãos ambientais também estão realizando ações e ao mesmo tempo cobrando a revitalização do Parque Municipal. Segundo o presidente do CIMA, Ivanildo Alves, criações de cavalos que vinham danificando a reserva foram retiradas. Plantios de mudas também estão sendo programados para o início do período das chuvas. A população também pode contribuir para recuperar a Mata do Catingueiro, tão importante para o equilíbrio do meio ambiente.