Publicado em 07/08/2018 por Maurício Rocha
Compartilhe:

Mata do Catingueiro perdeu mais de 90% de sua vegetação natural em apenas 10 anos

Em apenas 10 anos, a área que foi transformada em Parque Municipal perdeu mais de 90% de sua vegetação natural.

Em apenas 10 anos, a área que foi transformada em Parque Municipal perdeu mais de 90% de sua vegetação natural.

As sucessivas queimadas, a falta de cuidados do poder público e o desrespeito de algumas pessoas com meio ambiente atingem em cheio a Mata do Catingueiro. Em apenas 10 anos, a área que foi transformada em Parque Municipal perdeu mais de 90% de sua vegetação natural. Além da flora, a degradação ambiental afeta também à fauna.

Segundo o presidente do Conselho Integrado de Meio Ambiente, Ivanildo Alves Zica, a Mata do Catingueiro é dividida em duas áreas e conta atualmente com cerca de 35 hectares. Ele explica que há pouco mais de 10 anos a reserva está bem preservada, mas que as constantes queimadas provocadas no local destruíram quase toda a mata. Troncos de árvores queimados é a prova dos danos causados pelo fogo.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––

O mato passou a tomar conta do lugar das árvores. Sem a construção do aceiro, tão reivindicado pelos ambientalistas e moradores, o risco de novas queimadas é grande. Pra piorar a situação, algumas pessoas estão usando a Mata do Catingueiro para jogar lixo e restos de materiais de construção.

Há alguns dias, o Patos Hoje mostrou o sofrimento de uma família de macacos prego que tenta sobreviver em um pequeno núcleo que restou da mata. São apenas algumas árvores que já não oferecem mais a quantidade suficiente de alimentos para os animais. Os macacos vivem mendigando comida dos vizinhos e das pessoas que visitam o local. E outras espécies também sofrem com a degradação da mata.

A ONG ODS vem reivindicando a adoção da Mata do Catingueiro. Órgãos ambientais também estão realizando ações e ao mesmo tempo cobrando a revitalização do Parque Municipal. Segundo o presidente do CIMA, Ivanildo Alves, criações de cavalos que vinham danificando a reserva foram retiradas. Plantios de mudas também estão sendo programados para o início do período das chuvas. A população também pode contribuir para recuperar a Mata do Catingueiro, tão importante para o equilíbrio do meio ambiente.

Imagens atualizado em 07/08/2018 • 19 fotos

Autor: Maurício Rocha Postado em 07/08/2018
Compartilhe:

36 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Zorro | 4 meses atrás

    Infelizmente, o descaso das autoridades ajuda também para destruição dás área de vegetação dentro de Patos de Minas, eu mesmo fiz um protocolo na prefeitura para fiscalizar e cercar área de vegetação dá área ambiental do céu azul, mais o descaso da prefeitura é uma vergonha, essa área está sendo degradadas pelo lixão, esgoto ao céu aberto. A prefeitura cobra de nós conservação de nossos lotes, mais não cuida dessas áreas,o Sr prefeito toma liderança nesse caso, porque deixar para os vereadores, saí nada não.

    1 0 Responder

  • Andreia | 4 meses atrás

    E os macacos estão morrendo. Comendo pão por não ter frutos. Poderia muda los para outra mata

    1 0 Responder

  • Biscoiteira | 4 meses, 1 semana atrás

    Esse pessoal que mexe com meio ambiente aqui em patos apenas usam os cargos pra conseguir votos de eleitores. São todos políticos de carteirinhas e filiados a partidos políticos. Por isso que nada funciona.

    4 3 Responder

  • PATENSE | 4 meses, 1 semana atrás

    Blá, Blá, Blá,Blá, Blá, Blá,Blá, Blá, Blá.

    2 8 Responder

  • Pé de cana | 4 meses, 1 semana atrás

    E as pessoas que estão invadindo a mata? fazendo plantações de milho e mandioca para depois entrar na justiça para posse de terreno? cadê as autoridades

    9 0 Responder

  • alguém do lado de cá | 4 meses, 1 semana atrás

    Se bem que a Leila luta até pra eles não botar fogo lá, mas não adianta, o povo não tem jeito mesmo!

    9 0 Responder

  • Tonico | 4 meses, 1 semana atrás

    Vamos reflorestar se autoridades pecuárias junto com população quem sofre e os de bem vagabundo se aliaram com antiguidades competentes

    0 3 Responder

  • maria | 4 meses, 1 semana atrás

    Por causa dos ignorante q bota fogo p fz loteamentos esse fedaputas.

    7 0 Responder

  • Renatinho | 4 meses, 1 semana atrás

    Muito triste mesmo,passei muito tempo da minha infância nas proximidades da mata,um lugar que vou guardar na minha memoria. :worried:

    6 1 Responder

  • Caguete | 4 meses, 1 semana atrás

    Só não vê quem não quer. Quem acabou com essa mata foi a ... visando lucros em fazer loteamento ea mata era um obstáculo , por isso acabaram com ela. se o ... Estivesse vivo isso não teria acontecido.

    4 1 Responder

    Zé boa - 4 meses atrás

    Você falou tudo, a prefeitura e a responsável por isso que aconteceu com a mata, liberando loteamentos, é não cuidando áreas ambiental de Patos, vergonha.

    0 0

carregar mais comentários