349669 2216 Ok
Cemil 2017
Publicado em 16/05/2017
Compartilhe:

Marias Artesãs comemoram 15 anos com exposição de trabalhos e muitas homenagens

A data foi comemorada na manhã desta terça-feira (16) com a entrega de homenagens aos parceiros e a abertura de uma exposição.

A comemoração do aniversário de 15 anos das Marias Artesãs foi marcada por muitas homenagens.

As Marias Artesãs estão completando 15 anos. A data foi comemorada na manhã desta terça-feira (16) com a entrega de homenagens aos parceiros e a abertura de uma exposição que além de contar a história da Associação também retrata boa parte da cultura da região. A mostra ocupa toda a área de exposições do Memorial do Milho no Parque de Exposições.

Três Marias foram designadas para contar a história da Associação das Marias Artesãs. Maria Moreira contou que o trabalho começou pequeno, em um espaço improvisado, com apenas seis integrantes.  A matéria prima era a fibra do algodão, mas não demorou e as Marias foram acolhidas pelo Sindicato Rural e pela Casa da Cultura do Milho, ganhando novas possibilidades.

Na Capital Nacional do Milho, a palha passou a ser trabalhada e com criatividade deu origem a verdadeiras obras de arte. Flores, arranjos variados e muitos personagens da nossa história passaram a ser retratados nos arranjos em palha das Marias Artesãs. A exposição retrata, por exemplo, as folias de reis, as congadas e os desfiles cívicos que ocorrem em Patos de Minas.

A comemoração do aniversário de 15 anos das Marias Artesãs também foi marcada por muitas homenagens. Pessoas, entidades e autoridades que colaboraram com o trabalho da Associação receberam o troféu Maria Mercedes, claro produzido em palha pelas próprias Marias. Marialda Coury, a artista plástica e artesã, que deu origem à Associação também recebeu muitas homenagens. Entre as Marias, uma foi escolhida como destaque, Irene Maria, que aos 86 anos ainda trabalha confeccionando peças na Associação, foi homenageada pelas colegas.

A Exposição das Marias Artesãs vai ficar exposta no Memorial do Milho do Parque de Exposições e poderá ser apreciada pelos visitantes durante toda a Fenamilho.

Imagens atualizado em 16/05/2017 • 68 fotos

Autor: Maurício Rocha

Clínica Impar - Início: 21-08-17
Postado em 16/05/2017
Compartilhe:

3 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Ximbica | 3 meses, 1 semana atrás

    Parabéns... trabalho maravilhoso. Que Deus abençoe essas maravilhosas artistas.

    0 0 Responder

  • lingua quente | 3 meses, 1 semana atrás

    Parabéns a essas guerreiras que trabalham tanto e recebem quase nada pelas vendas que são realizadas, porque os intermediários é que ficam com a maior parte dos recursos produzidos.

    4 0 Responder

  • BRUNA | 3 meses, 1 semana atrás

    PARABÉNS A TODAS AS SENHORAS, QUE TRABALHO MARAVILHOSO!!!!!!!!

    3 0 Responder