Na sexta-feira (02), os alunos do terceiro ano fizeram um trote centenário comemorando a data.

A Escola Estadual Marcolino de Barros completou nesse domingo (04) cem anos de existência em Patos de Minas. A instituição de ensino mais antiga da cidade é também uma das mais importantes tendo já formado diversos profissionais no município. Na sexta-feira (02), os alunos do terceiro ano fizeram um trote centenário comemorando a data.

As comemorações no aniversário do Marcolino vão ocorrer durante todo o ano. No aniversário da cidade, a escola desfilou mostrando um pouco da história da instituição que surgiu pouco depois da emancipação do município. Na Avenida Getúlio Vargas, Centro da cidade, o prédio se impõe. A arquitetura centenária que é tombada pelo patrimônio arranca olhares de todos que passam pela avenida.

O prédio da Escola Estadual "Marcolino de Barros", inaugurado em 1934, foi tombado pelo Patrimônio histórico em 14 de abril de 1998. O tombamento garante a conservação do imóvel. De acordo com informações do Inventário de Proteção de Acervo Cultural de Patos de Minas, primeiramente, a escola se chamava Grupo Escolar Marcolino de Barros e funcionava onde atualmente fica o Colégio Nossa Senhora das Graças.

Com a deterioração do antigo imóvel, o estado de Minas Gerais resolveu investir uma vultosa soma de dinheiro na construção onde fica atualmente a escola. O nome foi dado em homenagem ao advogado baiano Dr. Marcolino de Barros, cunhado de Olegário Maciel, homem forte da política na época. O então Grupo Escolar Marcolino de Barros começou a funcionar no dia 04 de junho de 1917.

A diretora do Marcolino, Bruna Aparecida de Andrade, destacou a influência do Marcolino na cidade. “Várias personalidades passaram pelo Marcolino. No ano passado, 4 ex-alunos foram aprovados em vestibulares de Universidades Federais para Medicina”, ressaltou. Ela informou que a instituição possui atualmente cerca de 2100 estudantes do 6° Ano do Ensino Fundamental até o 3° Ano do Ensino Médio, incluindo os estudantes do Projeto para Jovens e Adultos-EJA. “Nós temos alunos de praticamente todos os bairros do município”, disse.

A Escola Marcolino de Barros funciona de manhã, tarde e à noite empregando aproximadamente 140 profissionais. Além do trote centenário e de Participação Especial no Desfile de Aniversário da cidade, Bruna informou que serão realizados diversos eventos para comemorar a data. “Teremos missa, noite de homenagens e outros eventos”, informou.

Autor: Farley Rocha