349669 2216 Ok
Publicado em 05/06/2017
Compartilhe:

Marcolino de Barros, uma das escolas mais importantes de Patos de Minas, completa 100 anos

A instituição de ensino mais antiga da cidade é também uma das mais importantes tendo já formado diversos profissionais no município.

Na sexta-feira (02), os alunos do terceiro ano fizeram um trote centenário comemorando a data.

A Escola Estadual Marcolino de Barros completou nesse domingo (04) cem anos de existência em Patos de Minas. A instituição de ensino mais antiga da cidade é também uma das mais importantes tendo já formado diversos profissionais no município. Na sexta-feira (02), os alunos do terceiro ano fizeram um trote centenário comemorando a data.

As comemorações no aniversário do Marcolino vão ocorrer durante todo o ano. No aniversário da cidade, a escola desfilou mostrando um pouco da história da instituição que surgiu pouco depois da emancipação do município. Na Avenida Getúlio Vargas, Centro da cidade, o prédio se impõe. A arquitetura centenária que é tombada pelo patrimônio arranca olhares de todos que passam pela avenida.

O prédio da Escola Estadual "Marcolino de Barros", inaugurado em 1934, foi tombado pelo Patrimônio histórico em 14 de abril de 1998. O tombamento garante a conservação do imóvel. De acordo com informações do Inventário de Proteção de Acervo Cultural de Patos de Minas, primeiramente, a escola se chamava Grupo Escolar Marcolino de Barros e funcionava onde atualmente fica o Colégio Nossa Senhora das Graças.

Com a deterioração do antigo imóvel, o estado de Minas Gerais resolveu investir uma vultosa soma de dinheiro na construção onde fica atualmente a escola. O nome foi dado em homenagem ao advogado baiano Dr. Marcolino de Barros, cunhado de Olegário Maciel, homem forte da política na época. O então Grupo Escolar Marcolino de Barros começou a funcionar no dia 04 de junho de 1917.

A diretora do Marcolino, Bruna Aparecida de Andrade, destacou a influência do Marcolino na cidade. “Várias personalidades passaram pelo Marcolino. No ano passado, 4 ex-alunos foram aprovados em vestibulares de Universidades Federais para Medicina”, ressaltou. Ela informou que a instituição possui atualmente cerca de 2100 estudantes do 6° Ano do Ensino Fundamental até o 3° Ano do Ensino Médio, incluindo os estudantes do Projeto para Jovens e Adultos-EJA. “Nós temos alunos de praticamente todos os bairros do município”, disse.

A Escola Marcolino de Barros funciona de manhã, tarde e à noite empregando aproximadamente 140 profissionais. Além do trote centenário e de Participação Especial no Desfile de Aniversário da cidade, Bruna informou que serão realizados diversos eventos para comemorar a data. “Teremos missa, noite de homenagens e outros eventos”, informou.

Imagens atualizado em 05/06/2017 • 25 fotos

Autor: Farley Rocha

Rovan - Super Banner Rodape - inicio 11-07-17
Postado em 05/06/2017
Compartilhe:

23 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Eu Sou Uma Foca! | 2 meses, 4 semanas atrás

    Eu sou uma foca *hanhanhanhan*

    0 0 Responder

  • .. | 5 meses, 2 semanas atrás

    cade o governador Petista para reformar a escola e colocar mesas e cadeiras descentes?

    3 1 Responder

  • alguém do lado de cá | 5 meses, 2 semanas atrás

    Esse professor Diego é muito lindo.... sou xonadim nele. :heart:

    1 2 Responder

  • Eunapinho | 5 meses, 2 semanas atrás

    Olegário Maciel homenageou o cunhado com o nome da escola! A máfia da política sempre existiu mesmo. O cara constrói a escola com dinheiro público e ainda usa a mesma para agradar ao cunhado. E ainda aproveitou o material pra fazer a sua própria casa, assim dizem as lendas urbanas de Patos.

    4 4 Responder

    Moralez - 5 meses, 2 semanas atrás

    "O cara constrói a escola com dinheiro público"....... E com que dinheiro você queria que ele construísse fera? Ou por acaso você acha que ele era candidato a Jesus Cristo?

    8 1

  • Francisco lima | 5 meses, 2 semanas atrás

    Foi uma honra estudar nessa escola maravilhosa, atraves do ensino recebido na EE Marcolino de Barros , meu futuro mudou, foi aprovado no unipam , hj moro nos Estados Unidos , mas lembro de cada momento nessa escola , Parabens Marcolino de Barros

    8 3 Responder

  • Barbara | 5 meses, 2 semanas atrás

    Minhas maiores homenagens as diretoras Zilda E Beatriz uma vez marcolino sempre marcolino. Parabens

    5 6 Responder

    Douglas - aluno - 5 meses, 2 semanas atrás

    Eu sou mais o Diego, amo de coração!

    1 3

  • Lagoense feliz | 5 meses, 2 semanas atrás

    Na Minha modesta opinião, as autoridades públicas de Patos deveriam ter um carinho especial pela história desta Escola, pois todo dia na Praça da Getúlio Vargas que fica defronte, o que a gente mais presencia dia ou noite são usuários de drogas debaixo destas árvores corrompendo os alunos desta Escola . Jsf

    11 1 Responder

  • João Marcos Observador | 5 meses, 2 semanas atrás

    Por ser uma escola pública, ela é muito bem estruturada, muito conservada, bons professores, porém precisa urgentemente de uma campanha de conscientização sobre o tabagismo, faço caminhada na Getúlio Vargas, é incrível grande maioria dos alunos ( em observação as meninas) fumando cigarro de palha, é incrível, acho que seria de grande valia os professores criarem uma campanha contra o fumo. Não podemos deixar de observar a quantidade enorme de adultos na faixa etária de 20 a 25 anos pequerando as meninas de no máximo 17 anos. Então policiamento para afugentar esses meliantes da porta da escola. Contudo resolvendo isso , a escola é uma excelente escola.

    9 7 Responder

    Mamacita - 5 meses, 2 semanas atrás

    Professor ensina disciplinas. Educaçao e valores morais é OBRIGAÇAO dos PAIS. Professor nao tem obrigaçao de criar filho dos outros nao. Me poupe!

    20 3

    Pergunta à Mamacita - 5 meses, 2 semanas atrás

    Desde quando fumar é falta de educação ou imoral? O João Marcos sugeriu apenas uma campanha. Não pediu para nenhum professor educar ninguém. Outra pergunta. Professor ensina disciplinas? É isto mesmo?

    8 5

  • Tianinha 5 meses, 2 semanas atrás

    Comentário removido pelos leitores. Este comentário foi retirado porque recebeu 20 votos negativos a mais que os positivos.

  • Risadinha 5 meses, 2 semanas atrás

    Comentário removido pelos leitores. Este comentário foi retirado porque recebeu 20 votos negativos a mais que os positivos.

carregar mais comentários