Cerca de 70 exames já foram realizados pelo Hospital Vera Cruz. ( Foto: Arquivo: Patos Hoje )

Dos 920 exames cardiológicos programados para serem feitos através de uma pareceria entre a Prefeitura Municipal de Patos de Minas e o Hospital Vera Cruz, 70 já foram realizados. Nesta semana, outras dezenas de pacientes devem realizar os exames que são feitos pelo SUS. Eles aguardavam em filas de espera há cerca de 2 e 3 anos.

Nessa quarta-feira (11), pacientes realizaram testes ergométricos no período da manhã. Os 920 exames foram divididos em 5 tipos: 554 Duplex scan venoso ou arterial bilateral, testes ergométricos ou de esteira, 48 Duplex de carótidas e vertebrais, 15 ecocardiogramas transtoráxicos e 13 arterografias.

O agendamento dos exames está sendo realizada pelo setor de alta complexidade da Secretaria Municipal de Saúde, que estão entrando em contato com os pacientes que aguardavam nas filas, de acordo com a disponibilidade do hospital. Ninguém deve procurar o Vera Cruz por conta própria.

A verba utilizada na realização das análises cardiológicas é de aproximadamente R$ 370 mil reais oriundos do SUS Estadual Alta Complexidade Cardíaca.

Autor: Farley Rocha