A campanha vai acontecer em todas as unidade de saúde do município. ( Foto: Arquivo Patos Hoje )

Terá início em todas as unidades de saúde de Patos de Minas a campanha de vacinação contra a gripe. A população terá acesso à medicação a partir das 14h00 desta segunda-feira (17).

O tempo frio está chegando e com ele as doenças típicas dessa época. A gripe costuma afetar inúmeras pessoas. Para reduzir estes casos, o governo regularmente costuma a promover campanhas de vacinação. Esse ano serão disponibilizados cerca de 37 mil doses da vacina, 4 mil a mais que no ano passado. Esse aumento ocorre por causa do aumento do público alvo, que esse ano inclui professores da rede pública e privada, além de: Idosos, crianças de 6 meses a 5 anos, indígenas, gestantes, puérperas, funcionários da área da saúde, funcionários do sistema prisional e adolescentes que cumprem medidas socioeducativas. São pessoas que possuem maior risco de complicações devido às fases da doença e aos efeitos por ela deixados.

A campanha de vacinação em Patos de Minas está na sua 19ª edição e tem como objetivo a prevenção de contaminação por vírus de influenza, que em alguns casos pode levar o paciente a óbito. Além de diminuir os casos de hospitalização em decorrência da gripe na região.

A vacina demora cerca de 15 dias para fazer efeito e sua eficácia pode chegar a 90% dependendo da idade do paciente. A imunização dura cerca de 365 dias, por isso é importante que o paciente tome uma dose a cada ano. Os sintomas da gripe são: Tosse seca, dores fortes no corpo, inchaço na garganta e em alguns casos pode se agravar e acabar chegando aos pulmões resultando em falta de ar.

A campanha de vacinação em Patos de Minas segue até o dia 26 de maio em todas as unidades de saúde da cidade.

Confira o cronograma:

17 de Abril – Início da campanha de vacinação

2 e 3 de Maio – Vacinação de professores da rede público e privada

13 de Maio – Dia “D” de vacinação

26 de Maio – Fim da Campanha em todo país

Autor: Maurício Fernandes