Publicado em 09/10/2018 por Maurício Fernandes
Compartilhe:

Mais de 26 mil pessoas não votaram e cartório eleitoral alerta para as consequências em Patos de Minas

O chefe do cartório eleitoral conversou com nossa equipe de reportagem na tarde desta terça-feira (09) e explicou os procedimentos que devem ser feitos e as consequências para quem deixou de votar.

Gilson Bomtempo, Chefe do Cartório Eleitoral. (Foto: Arquivo Patos Hoje).

Reportagem corrigida às 15h30 desta terça-feira (09). A abstenção foi de mais de 26 mil e não mais de 14 mil, como postamos anteriormente!

Milhares de patenses foram às urnas durante esse último domingo (07) para escolher seus representantes no legislativo e executivo federal. Em Patos de Minas, a quantidade de pessoas que não votou chegou à casa dos 23%. O chefe do cartório eleitoral conversou com nossa equipe de reportagem na tarde desta terça-feira (09) e explicou os procedimentos que devem ser feitos e as consequências para quem deixou de votar.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––

A porcentagem de patenses que deixaram de ir às urnas neste ultimo domingo foi bastante expressiva. De acordo como chefe do cartório eleitoral Gilson Bomtempo, dos 110.852 eleitores patenses, 26.087 pessoas não compareceram às urnas. As pessoas que não foram até a seção eleitoral poderão votar normalmente no segundo turno, entretanto é importante justificar a ausência no primeiro turno afim de não ter o título de eleitor cancelado.

Segundo Gilson, o eleitor que por algum motivo ficou impossibilitado de ir até as urnas, deve comparecer ao cartório eleitoral munido de documentos de identificação e documentos que comprovem o real motivo da ausência como, por exemplo, atestados médicos. Este procedimento pode ser feito também pelo site do TSE. O juiz então irá acatar a justificativa se entender plausível. As pessoas que estão viajando e não foram até uma zona eleitoral justificar o voto, tem até 60 dias para regularizar a situação com a justiça eleitoral.

A multa é de R$3,51. Caso o cidadão complete três turnos de eleições sem votar as consequências podem ser maiores como, por exemplo, ter o título cancelado. O título de eleitor é um dos principais documentos do cidadão. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, sem o título de eleitor, a pessoa fica impossibilitada de ingressar em cargos públicos bem como participar de concursos. Além disso, não poderá ter um passaporte ou retirar uma nova identidade caso necessário. Em alguns casos, a pessoa pode até ficar sem receber remuneração, ou seja, não receberá seu salário.

A abstenção em Patos de Minas superou a média nacional. Em todo o Brasil, quase 30 milhões de eleitores não compareceram às urnas nesse domingo (7), segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O nível de abstenção, de 20,3%, é o mais alto desde as eleições de 1998, quando 21,5% do eleitorado não votou.

As pessoas que desejam justificar ou regularizar seu título de eleitor devem comparecer a sede do cartório eleitoral em Patos de Minas, localizado na Rua Olegário Maciel, 203, sala 801, Bairro Centro. Nessa segunda-feira 08), vários eleitores já compareceram ao cartório em busca de da regularização. 

Autor: Maurício Fernandes Postado em 09/10/2018
Compartilhe:

12 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Manoel | 1 mês, 1 semana atrás

    A conseguencia e 3 a 5 reais , nada mais kkkk

    2 0 Responder

  • Edu | 1 mês, 1 semana atrás

    Vou votar, mas tiver fraudada e com defeito É. não aparecer o meu candidato, A urna vai leva banho de gasolina e fogo... :fire: :fire: :fire:

    2 1 Responder

  • Caipira | 1 mês, 1 semana atrás

    Não votei porque choveu muito domingo e na roça que morro os políticos dizem que não pode consertar a estrada porque ele e particular. Tem que marcar estas eleições na seca onde com muita poeira consegui locomover. Temos que votar sim pra ver conseguimos alguém que olhe pra este povo sofrido da roça. Dizem que o ministério publica que disse que a prefeita não pode consertar estas estradas. Não to acreditando nisso mais vamos lá na próxima se não tiver chovendo vou votar.

    2 1 Responder

  • hector | 1 mês, 1 semana atrás

    votar em urna fraudada pra que? pra alem de passar raiva ter q ver um felada pu l ta ganhar?

    2 2 Responder

  • Pirilampo | 1 mês, 1 semana atrás

    Nas opções que estamos tendo, votar certo é fazer isso, pagar pra não ter que escolher entre essa balburdia.

    2 1 Responder

  • Marcela | 1 mês, 1 semana atrás

    Enquanto esta grave consequências for com este valor irrisório???? É fazer o povo de palhaço mesmo. Aqui no Brasil nada tem seriedade.

    4 0 Responder

  • Brasil | 1 mês, 1 semana atrás

    não votei . porque não quero ser cúmplice d este bando de políticos corruptos desonesto que o Brasil tem

    5 3 Responder

    OSCARAVELHO - 1 mês, 1 semana atrás

    Não votou e se acovardou. Fica criticando os políticos, o sistema, mas não faz a mínima parte. Não votar é se acovardar e concordar com a situação precária do país. O voto é a primeira e mais forte possibilidade de mudança. PENSE NISSO.

    6 3

  • Camilinha | 1 mês, 1 semana atrás

    Agora se eu me recusar a votar com três turnos seguidos não recebo até salário....me poupe.....ainda chamam isso de democracia

    7 0 Responder

    OSCARAVELHO - 1 mês, 1 semana atrás

    Democracia não é libertinagem. Numa democracia todos têm direitos e deveres.

    4 2

  • CORRETO | 1 mês, 1 semana atrás

    Não vai ter nenhum comentário o documento mais importante é a CNH.

    14 2 Responder

    Doidão - 1 mês, 1 semana atrás

    O mais importante é a CNH

    6 1